Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Adjuto Afonso (União Brasil), chamou a atenção para a atual situação da rodovia BR 174, única via terrestre que liga os Estados de Roraima e Amazonas ao restante do país. O parlamentar revelou que recebeu imagens de outro parlamentar do estado vizinho, que mostra as condições da estrada, classificada por eles como intrafegável em um trecho que se estende por 30 quilômetros.
“Recebi fotos e vídeos que mostram que o trecho na área da reserva está intransitável. É o único meio de saída que tem do Amazonas via estrada. Hoje serve não apenas para levar produtos da Zona Franca de Manaus para Roraima, como também é via de escoamento do gás que está sendo produzido hoje pela Eneva lá para as usinas do estado vizinho. A preocupação dos deputados de Roraima é tão grande quanto a nossa, porque se esse inverno perdurar por mais dois ou três meses essa estrada vai ficar totalmente intrafegável, tanto para carros pequenos quanto para carretas. Faço um apelo ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para que tome providências, estou enviando um Requerimento solicitando oficialmente. Também vou pedir o apoio da nossa bancada federal”, disse o deputado Adjuto.
O deputado Adjuto Afonso se une ao apelo de seu colega parlamentar de Roraima, deputado Gabriel Picanço (Republicano), somando forças para intervir junto aos órgãos responsáveis para que a rodovia seja recuperada em caráter emergencial.
O deputado também criticou o fato de órgãos federais estratégicos para o país ainda não estarem com titulares definidos para resolver questões emergenciais. “Dois meses já do novo governo e ainda não sabemos quem vai administrar órgãos federais importantes para a nossa região”, concluiu.
Foto: Ney Xavier