O dia 20 de junho, quando o Boi Bumbá Garantido realizou uma super festa, transmitida para o mundo inteiro via internet (LIVE), está marcado para sempre na vida da família Castelo Gomes, que tem entre seus integrantes o artista, cantor e interprete de toadas Leonardo Castelo. Ele se apresentou em público pela primeira vez após ter entrado em coma pela Covid-19 e ao perceber no palco novamente, se emocionou, assim como todos os que torcem por ele e o prestigiam. Distante do local da “live”, para evitar aglomerações, a torcida Vermelha e Branca de Leonardo festejou. “Foi um momento especial. Quando me vi ali na frente da Batucada, diante das câmeras, de diversos amigos e sabendo que minha família estava acompanhando tudo, passou um filme de tudo o que passamos no fim do ano passado. Estou muito feliz e motivado”, afirmou Castelo.
No Conjunto Ajuricaba, na zona centro-oeste de Manaus, onde foi criado junto com os quatro irmãos, a reunião para acompanhar a LIVE se estendeu até a chegada do artista, depois da apresentação. “Foi outro momento emocionante. Depois de tudo o que já vivi na vida, tantos momentos bons e pelo que passei em dezembro, eu não sabia que abraço do André Nardy, meu irmão mais velho, fosse tão significativo. Aquele foi abraço de toda a minha familia. Só tenho a agradecer a todos e me dedicar para readiquirir toda a minha condição de saúde para fazer o que eu gosto”, revelou.
É preciso enfatizar que a pandemia de Covid-19 levou diversas personalidades da cultura amazonense, muitos artistas do Festival Folclórico de Parintins como Gestores, compositores, costureiras, cantores. Todos os setores do Festival Folclórico tiveram perdas irreparáveis, alguns lembrados durante a apresentação deste dia 20. “Quando vi o filme em homenagem aos que se foram agradeci mais uma vez a Deus por minha recuperação. Eu gostaria que todos tivessem superado essa doença, assim como eu e David Assayag, e que estivéssemos comemorando juntos. Infelizmente muitos amigos queridos não resistiram. Mas eles nunca nunca nunca serão esquecidos”, acrescentou .
Acometido pelo Coronavirus em dezembro de 2020, ele passou por momentos delicados, em estado gravíssimo, estando 30 dias internado, dos quais 25 deles na UTI da Samel. Além de ter perdido uma grande quantidade de massa muscular, foi preciso fazer em Leonardo uma traquestomia (procedimento cirúrgico invasivo , como alternativa de garantir a respiração do paciente) o que atingiu em cheio o seu principal instrumento de trabalho, a voz. Após receber alta, Leonardo passou por diversas semanas de fisioterapia em sua recuperação. E mesmo não estando com 100% de sua capacidade, fez uma bela participação na festa do Boi Vermelho e Branco, neste ultimo domingo. “Estou vivo por vontade de Deus e tenho que agradecer a muitas pessoas. À equipe médica da Samel, na pessoa de Beto Nicholau, deixo aqui o meu muitíssimo obrigado. Me salvaram e hoje os considero pessoas da minha família”, enaltece Leonardo.