Em comunicado à imprensa, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) informou que completará 72 horas consecutivas de greve de fome à meia-noite deste sábado (12), em protesto contra o processo de cassação de seu mandato em tramitação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
No começo da noite desta sexta-feira (11), Glauber realizou uma nova pesagem que apontou 89,4 quilos. Desde o começo da greve de fome, o parlamentar já perdeu mais de dois quilos. Nas últimas 24h, o deputado ingeriu um litro de soro por recomendação médica.
Pela manhã, Glauber realizou exames de sangue e de urina, por indicação dos médicos que o acompanham durante o protesto. O resultado das coletas de sangue apontaram que Glauber está bem de saúde. Já o resultado do exame de urina será divulgado na próxima semana.
Desde a última quarta-feira (9), Glauber Braga está no Plenário 5, onde foi realizada a reunião do Conselho de Ética. No mesmo local ele tem dormido e recebido seus apoiadores. O comunicado divulgado nesta sexta diz que Glauber vai passar todo o final de semana no mesmo local.
Os apoiadores e parlamentares da base estão se revezando para prestar apoio ao deputado. Centenas de pessoas já passaram pelo Plenário. Entre as visitas desta sexta-feira esteve a do filho Hugo, de 3 anos, que pulou e brincou no colchão levado pelos apoiadores.
“A presença do Hugo traz alegria e esperança. Ele é minha vida”, disse o deputado nesta noite.

Da esquerda para direita: deputada Sâmia Bomfim (PSOL/SP); Thiago Rocha Pereira, da Comissão Justiça e Paz do Pará; Carlos Daniel Dell Santo Seidel, secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz; Ana Paula Daltoê Inglêz Barbado, da Comissão Justiça e Paz – Regional Brasília; deputado Glauber Braga (PSOL/RJ); Cristiane Santana de Araújo, da Comissão Justiça e Paz do Mato Grosso do Sul.
Glauber Braga e o jejum prolongado
Durante a tarde, Glauber também recebeu a visita de representantes da Comissão Brasileira Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Para o secretário executivo da Comissão, Carlos Daniel Dell Santo Seidel, a tentativa de cassação do mandato de Glauber é um dos sinais do fascismo.
“Não se pode cassar um mandato desta forma, sem justificativa. Se Glauber for cassado por defender a democracia, outros também poderão ser”, disse.
Ele ainda declarou que o jejum do deputado é um “ato profético”, que simboliza fraternidade, compromisso e resistência.
A comunicação de Glauber com seus apoiadores tem sido feita por meio de redes sociais.
A equipe de Glauber informou que qualquer novidade sobre o estado de saúde ou o desenrolar da greve de fome será comunicada por meio de notas oficiais à imprensa. A próxima atualização está prevista para às 11h deste sábado (12).
Fonte: ICL Notícias