Nesta segunda-feira (25), a Vila Olímpica de Manaus foi homenageada pela passagem dos 32 anos de existência, assim como atletas de destaque do esporte amazonense.
A iniciativa da homenagem foi de um deputado estadual , que durante o discurso lembrou da época em que foi secretário municipal de esportes. “O esporte não é apenas uma modalidade, mas um elo de vidas, que gera e fortalece laços familiares, além de ser ferramenta de inclusão social. O investimento no esporte
traz resultados sociais porque é melhor estar com uma bola na mão do que com uma arma na mão. O aniversário da Vila Olímpica é a comemoração das conquistas feitas, ainda que haja muito o que se fazer pela frente”, declarou. Ele acrescentou que vai requerer, no calendário de eventos da Assembleia, a comemoração anual do
aniversário da Vila Olímpica de Manaus.
O atual diretor presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), foi homenageado com uma placa pelo seu trabalho.
“Agradeço à Assembleia pela homenagem. Assim como aos deputados, que destinam emendas para fortalecer o esporte do Estado. Homenagear a Vila Olímpica é enaltecer o esporte amazonense, que formou e continua formando atletas. O esporte comunitário não é nossa responsabilidade maior, porém é nele que nasce o alto rendimento. Por isso, agradeço ao governador Wilson Lima, que tem investido no esporte e implantará, em breve, dez escolinhas de futevôlei em bairros de Manaus”, afirmou.
Também foram entregues certificados de Honra ao Mérito a atletas que se destacam no desporto amazonense.
Entre os presentes ao evento estavam: Luís Carlos de Matos Bonates, secretário executivo de Cultura e Economia Criativa; a presidente da Federação Amazonense de Ginástica, Artêmis de Araújo Soares; a presidente da Federação de Desporto Aquático Amazonense, Cláudia Maria Nobre Lisboa; o presidente do Clube de Kart Amazonense Fabrício Maia David e Getúlio de Souza Oliveira Filho, da Federação de Esporte Paraolímpico do Amazonas.
Opinião do Editor:
Já assistimos diversos pronunciamentos, do autor da proposta para essa homenagem, alguns dos quais ele pede que JUSTIÇA SEJA FEITA, quando acusações e reclamações são dirigidas às administração da FAAR e Vila OLÌMPICA. E mesmo em busca de justiça pelo reconhecimento de seu indicado e protegido frente à FAAR, o Deputado comete erros gravíssimos de .
Não é preciso homenagear a Vila Olímpica, mas se o fizer, que faça com VERDADE e JUSTIÇA.
Fiquei assustado quando, ao abrir a foto, não vi a imagem de nenhum HISTÓRICO participante. Arnaldo Santos, Roberto Gesta de Melo, Lindon Jonhson, Aly Almeida, Walmir Alencar, João do Peso, Dudu Monteiro de Paula, Luiz Borges Neto, Manasseh Barbosa, Waldeci Silva, Jeferson Jurema, Jefferson Mascarenhas, Ariovaldo Malísia… Todos vivos, residentes em Manaus e que certamente estariam presentes caso fossem convidados.
Estamos falando de dirigentes esportivos e ex-presidentes da Vila Olímpica de Manaus. No entanto, tem muitos mais injustiçados nessa tenebrosa homenagem. E os trabalhadores da Vila Olímpica? Pessoas que migraram de outros orgãos e que viveram uma vida de tantos sacrifícios para mantes aquele local ? Nenhum representado na homenagem e nem na foto ?
Dezenas de servidores que conhecem como poucos a Vila Olímpica de Manaus.. Como dona Jesus, por exemplo…
A fotografia só não está totalmente esvaziada por causa da presença de Getúlio Filho.
É injusto ou não ?
E todos os cronistas, radialistas e jornalistas que caminharam de mãos dadas para a manutenção e melhoramento da VILA OLIMPICA ? Dudu, Roberto Augusto+, Nelson Brilhante, Roberto Cuesta, Diamantino, Claudio, Emanuel, Marivaldo+, Airton, Antônio Barros, Edson Santos… Muita gente está aí. Muita gente merece o mesmo tratamento que os SELETOS convidados que se fizeram presentes.
E os principais nomes esportivos ? Atletas que se aventuravam de todos os lugares de Manaus, quando apenas uma ou duas linhas de ônibus passavam por lá ? Nada disso conta nessa homenagem histórica ?
Sendo iniciativa de um GABINETE PARLAMENTAR, um mínimo de cuidado histórico deveria haver.
Estamos falando de Vila Olímpica de Manaus e todas as inúmeras histórias !.
Antes de qualquer um dos DEPUTADOS atuais entrarem na vida pública no Amazonas, muitas guerras em nome da VILA OLÍMPÍCA de Manaus já haviam exigido TEMPO e DEDICAÇÃO de alguns guerreiros, esquecidos nessa homenagem … e Pessoas que lutaram bravamente pela FVO e para arrancar a SEJEL de dentro da Sec. de Cultura.
Nenhum homem público pode utilizar a eloquência para pedir justiça e agir com injustiça. Esse erro não foi culposo, mas doloso. Não se trata de amigo, indicado, partido. Estamos falando de Vila Olímpica de Manaus, um Patrimônio Brasileiro, que abrigou aqui vários atletas que viriam a ser medalhistas olímpicos.
É simplesmente impossível LER AS ENTRELINHAS dessa matéria e não criar esse sentimento de TRISTEZA pela injustiça.
Espero que no futuro, não deixem seu nome de fora no caso de alguma homenagem… Esses golpes são bem duros !