segunda-feira, maio 27, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioNOTÍCIAS DA SAÚDEA amamentação beneficia a saúde da mãe e do bebê, afirma ginecologista...

A amamentação beneficia a saúde da mãe e do bebê, afirma ginecologista do Hapvida

Na semana das mães, a ginecologista Elis Akami fala sobre a importância do leite materno

O leite materno é o primeiro alimento que um bebê deve ingerir após o nascimento, devido a sua composição nutricional produzida nas glândulas mamárias. A amamentação é uma prática natural e que traz benefícios para a saúde do bebê e da mãe. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que deve ser o alimento exclusivo até os seis meses de vida da criança.

Considerado o alimento perfeito para os bebês, apresenta uma composição balanceada que não necessita do acréscimo de outros alimentos. Proteínas, carboidratos e lipídios estão presentes no leite humano, bem como anticorpos, substâncias antimicrobianas, anti-inflamatórias e enzimas.

A ginecologista Elis Akami, do Grupo Havida NotreDame Intermédica, afirma que as mães que amamentam se recuperam do parto mais rápido e facilmente. O hormônio chamado ocitocina, liberado durante a amamentação, acelera o útero a retornar ao seu tamanho original e pode reduzir os sangramentos pós-parto. Além disso, acelera a perda do peso ganho durante a gestação e reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio.

“Doenças cardiovasculares, como o infarto, são prevenidas. A amamentação melhora a mineralização óssea, por isso, se você amamentar, estará menos sujeita a ter osteoporose e fraturas em idade mais avançada. Além disso, o aleitamento materno exclusivo nos primeiros meses de pós-parto garante o espaçamento das gravidezes, pois tem efeito contraceptivo”, ressalta Elis.

O principal hormônio envolvido na biossíntese do leite é a prolactina, cuja concentração aumenta em resposta ao estímulo da amamentação. Este estado de hiperprolactinemia faz com que o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH) mantenham-se em níveis inferiores à normalidade. Com isso há um certo efeito anticonceptivo.

“Para garantir a eficácia do método, é fundamental obedecer a algumas regras: o bebê deve ter até 6 meses, o aleitamento deve ser exclusivo, a mulher não deve estar menstruando. Nas nutrizes amenorreicas, a eficácia é cerca de 98% e nas nutrizes com menstruações presentes, o índice de falha é de 27,2 gravidezes em 100 mulheres/ano. Ou seja, assim que a mulher menstruar, deve usar outro método, pois esse perde a eficácia”, explica Akami.

Mitos
Existem muitos mitos. O principal deles é que amamentar deixaria a mama flácida, porém isso não é totalmente verdade. A mulher que já tem a mama flácida pode ter realmente uma piora. Isso se deve mais em decorrência das condições genéticas da mãe, do que da amamentação em si; não é um fenômeno que atinge todas as mulheres após a amamentação.

Outro mito recorrente é do ‘leite materno fraco’. O leite materno é o único alimento completo do mundo, capaz de ser a fonte exclusiva de nutrientes de um ser humano. Há duas situações que levam a esse entendimento errôneo. A primeira é que a produção pode ser pouca para saciar a fome do bebê e, então, a mãe acredita que seu leite seja fraco. A segunda é que o bebê não consiga mamar adequadamente e, por isso, chore de fome, já que não se alimentou corretamente.

“A mulher pode se preparar com muita informação desde o pré-natal. E hoje a gente tem ainda a consultoria de aleitamento, então essa mulher precisa saber o que vai acontecer, como proceder em cada caso e, principalmente, ter uma rede de apoio importante para ajudá-la”, conclui a ginecologista.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm à sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do país. Todo o aparato do grupo foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 87 hospitais, 75 prontos atendimentos, 328 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Informações à Imprensa
F5 Comunicação e Eventos Corporativos
Jornalista Responsável: Hugo Araújo
Telefone: (92)3223-8076
Contatos: (92)99482-9400 / (92) 99454-9329
E-mail: secretaria@f5comunicacao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Reordenamento do Centro Comercial e Histórico é Iniciado pela Prefeitura de Manaus

Manaus – A Prefeitura de Manaus, através das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf); Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); da Mulher, Assistência Social...

William Alemão denuncia precariedade do T4

O vereador William Alemão tem sido uma voz ativa em defesa dos usuários do transporte público de Manaus, denunciando as condições precárias do Terminal...

Homem Atropelado na Compensa Espera Socorro de Ambulância por Quase 2 Horas

Manaus – Na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 6h, um homem identificado como Antônio foi atropelado na avenida Brasil, no bairro Compensa,...

Caio André denuncia alagações no Monte das Oliveiras

  O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil), denunciou, nesta terça-feira (21/05), problema de alagações na rua Yarapé, no...

Cães auxiliaram na apreensão + de 500kg de drogas em 4 meses

Cães de faro para narcóticos ajudaram na apreensão de muitas drogas no Amazonas   Nos últimos quatro meses, os cães de faro para narcóticos da Polícia...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img