Trump decide reabrir prisão de Alcatraz, fechada há 62 anos

0
7


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

O presidente americano, Donald Trump, afirmou neste domingo (4) que irá reabrir e expandir a prisão de Alcatraz, fechada há 62 anos. Alcatraz ganhou fama por ser localizada em uma ilha de difícil acesso na Califórnia e quase impossível de escapar.

Em suas redes sociais, Trump disse que os EUA não deveriam hesitar em “trancar os criminosos mais perigosos e mantê-los bem longe de quem pudessem prejudicar”.

“É por isso que, hoje, estou ordenando ao Departamento Federal de Prisões, juntamente com o Departamento de Justiça, o FBI e o Departamento de Segurança Interna, que reabra uma Alcatraz substancialmente ampliada e reconstruída, para abrigar os criminosos mais cruéis e violentos da América”, acrescentou o republicano. “A reabertura de Alcatraz servirá como símbolo de Lei, Ordem e Justiça”.

O que faz a penitenciária — também conhecida como “A Rocha” — ser extremamente dificil de escapar são as fortes correntes oceânicas e as águas frias do Pacífico que a cercam. O local abrigou crimonosos notórios, como Al Capone e George “Machine Gun” Kelly, e se tornou parte do imaginário americando, sendo tema de diversos filmes e livros.

prisão

Publicação de Trump nas redes sociais (Foto: Reprodução)

Além de Alcatraz, Trump já havia ordenado a abertura de um centro de detenção na Baía de Guantánamo, em Cuba, com capacidade para 30 mil pessoas., classificadas pelo presidente americano como “piores criminosos estrangeiros”.

Essas medidas surgem em meio a confrontos entre Trump e o Judiciário estadunidense, enquanto o presidente tenta enviar supostos membros de gangues para uma prisão em El Salvador, sem o devido processo legal.

O Departamento de Prisão dos EUA tem enfrentado crises nos últimos anos, e tem sido alvo de escrutínio desde o suicídio de Jeffrey Epstein em uma prisão federal na cidade de Nova York, em 2019.

Prisão tornou-se ponto turístico

De acordo com o FBI, Alcatraz funcionou durante 29 anos, nos quais 36 homens tentaram fugir em 14 tentativas diferentes. Dessas fugas, quase todos foram recapiturados, ou morreram durante a tentativa.

Três homens, no entando, desapareceram da prisão, sendo eles John Anglin, seu irmão Clarence e Frank Morris. O filme “Fuga de Alcatraz” imortalizou uma história acerca desses detentos, em 1979.

A ilha foi designada como Marco Histórico Nacional dos Estados Unidos, e atualmente é um ponto turístico, operado pelo Serviço Nacional de Parques dos EUA.

A penitenciária deixou de funcionar em 1963, devido a deterioração da infraestrutura e aos altos custos para manter e abastecer a instalação, já que todos os mantimentos precisavam ser transportado de barco.



Fonte: ICL Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui