quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCIÊNCIACientistas descobrem “cola” que mantém memória unida em incrível conquista para a...

Cientistas descobrem “cola” que mantém memória unida em incrível conquista para a neurociência

Uma equipe de cientistas fez uma descoberta significativa para a ciência sobre como o cérebro retém memórias a longo prazo. Eles identificaram uma molécula Kibra atua como uma “cola” que mantém memória unida para ancorar a enzima PKMζ e fortalece conexões sinápticas entre os neurônios.

Essa interação garante que elas não sejam perdidas à medida que as proteínas cerebrais se degradam e se regeneram oferecendo uma compreensão mais profunda da estabilidade da memória.

Motivados pela questão de longa data na neurociência: como as memorizações podem durar anos ou mesmo décadas quando as moléculas em nossos cérebros estão constantemente sendo substituídas?

Neurônios, memória e força das sinapses

Os neurônios armazenam informações na força das sinapses mas as moléculas e proteínas nessas sinapses são instáveis e se degradam após alguns dias.

Isso cria um quebra-cabeça: se os blocos de construção da memória são tão efêmeros, o que nos permite manter a memorização de longo prazo?

O novo estudo buscou explorar mais essa hipótese, focando no papel da enzima PKMζ na interação da enzima com a molécula Kibra que pode contribuir para a estabilidade da memorização de longo prazo.

Em testes comportamentais com camundongos modificados geneticamente quando interromperam a interação KIBRA-PKMζ fizeram com que houvesse a perda de memorização de longo prazo.

Os pesquisadores descobriram que essa interação molecular não é tão importante apenas para a memória de curto prazo, mas pode mantê-la por semanas.

na foto aparecem neurônios com ligações de memória de longo prazomemoria-enzima-neuronios – Foto: Freepik/ND

A interação persistente KIBRA-PKMζ explica como a memória pode durar a vida toda, algo que os humanos vêm tentando entender há muito tempo, pelo menos desde que Platão escreveu sobre isso”, disse André Fenton, professor de neurociência na Universidade de Nova York.

Embora o estudo ofereça fortes evidências de que o Kibra é crucial para sustentar a memorização de longo prazo ao estabilizar o PKMζ nas sinapses, certas limitações permanecem.

Os pesquisadores reconhecem que nem todas as formas de memorização podem depender dessa interação molecular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img