quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCIÊNCIACern aos 70 anos: colidindo partículas em nome da humanidade

Cern aos 70 anos: colidindo partículas em nome da humanidade

Desde 1954 a Organização Europeia de Pesquisa Nuclear tem estado na vanguarda de grandes descobertas científicas, como a confirmação prática do bóson de Higgs. Seu astro é o Grande Colisor de Hádrons.A Organização Europeia de Pesquisa Nuclear – mais conhecida por seu antigo acrônimo em francês, Cern – é um epicentro de avanços científicos. Desde 1954, milhares entre os mais importantes cientistas e novas mentes do mundo têm convergido para a Suíça para explorar como o universo funciona.

Assim, o Cern é sede de algumas das descobertas mais importantes dos séculos 20 e 21, da confirmação do misterioso bóson de Higgs, em 2012, a inovações mais práticas, como a criação da World Wide Web.

Neste domingo (29/09), a instituição comemora seu 70º aniversário. Ela é especialmente conhecida por seu extenso acelerador de partículas subterrâneo, o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), um tubo de 27 quilômetros de extensão construído perto de Genebra, sob as zonas fronteiriças da Suíça e da França.

Desde setembro 2008, o LHC vem sendo utilizado para aceleração de partículas subatômicas, com o lançamento de feixes de prótons em direções opostas ao longo do tubo de vácuo. As partículas altamente energizadas são guiadas por supercondutores eletromagnéticos, até colidirem a quase a velocidade da luz.

Elas são tão pequenas, que fazê-las colidir é como a colisão de duas agulhas atiradas a 10 quilômetros de distância, e a energia resultante é utilizada para criar novas partículas subatômicas.

Ao todo, o Cern abriga 11 aceleradores, empregados no desenvolvimento de novas tecnologias, algumas das quais afetam a vida quotidiana, de computadores e microchips mais potentes a avanços na saúde, energia e exploração espacial.

Bósons de Higgs, sim, buracos negros, não

Um dos pontos centrais da agenda do Cern era encontrar a assim chamada “partícula de Deus”: o bóson de Higgs. Ele deve seu nome ao Nobel da Física inglês Peter Higgs (1929-2024), o qual postulava que essa partícula preenche todo o universo, conferindo massa às demais. A comprovação prática dessa teoria veio em 2012, abrindo todo um novo campo da física de partículas e ajudando a explicar por que elas se aglutinaram na formação do universo.

Antes de o Grande Colisor entrar em funcionamento, havia o receio de que fazer colidir prótons a quase a velocidade da luz poderia resultar na formação de micro buracos negros. Diferente de seus grandes parentes no espaço sideral que aprisionam matéria e energia, porém, eles durariam apenas frações de segundo e seriam totalmente inofensivos.

Esse temor não se confirmou, contudo – para decepção de alguns cientistas, que viam na eventual confirmação da teoria uma oportunidade de estudar como a gravidade se comporta em escala quântica.

Contudo, o LHC não é o fim da linha para os cientistas do Cern, que ambicionam ainda encontrar resposta para muitas outras questões em aberto sobre o universo. Assim, estão desenvolvendo um Grande Colisor de Hádrons de Alta Luminosidade (LH-LHC) de segunda geração, permitindo-lhes no mínimo quintuplicar o número de colisões de prótons no tubo de vácuo.

O LH-LHC deverá entrar em operação por volta de 2041, com planos de gerar pelo menos 15 milhões de bósons de Higgs por ano. A meta é não só aprender mais sobre as misteriosas partículas, mais também descobrir outras, ainda desconhecidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img