domingo, novembro 24, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioJUSTIÇAMinistério Público do AmazonasMPAM instaura procedimentos administrativos em Manaus e Coari

MPAM instaura procedimentos administrativos em Manaus e Coari

Visando acompanhar preventivamente quais medidas estão sendo adotadas pelo poder público no enfrentamento às queimadas e à estiagem, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 55ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa dos Direitos Humanos à Educação (Prodhed) e da 1ª Promotoria de Justiça de Coari, instauraram procedimentos administrativos nas cidades de Manaus e Coari.

Em Manaus, o MPAM instaurou o procedimento administrativo nº 09.2024.00000647-3 para fiscalizar a implementação de medidas paliativas que garantam o cumprimento do calendário escolar no ano de 2024.

Na ação, o promotor de Justiça Marcelo Pinto Ribeiro solicita à Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) informações sobre a adoção de políticas públicas que garantam o direito fundamental de crianças e adolescentes no acesso à educação da rede pública de ensino em Manaus.

A medida ocorre após a emissão do decreto estadual nº 49.763/2024, que declarou o cenário como Situação de Emergência em 20 municípios localizados nas calhas dos rios Juruá, Purus e Alto Solimões, classificando o desastre natural como 1.4.1.1.0, sendo este o código adotado para estiagem severa, conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).

Segundo dados disponibilizados pela Defesa Civil do Estado do Amazonas sobre os danos humanos referentes ao ano de 2023, a previsão é de que a estiagem deste ano atinja 157 mil famílias, sendo 627 mil pessoas em municípios e comunidades de todo o estado.

Foco em Coari

Também com foco no preocupante cenário ambiental, a 1ª Promotoria de Justiça de Coari instaurou, na manhã desta terça-feira (27/08), um procedimento administrativo com o objetivo de acompanhar preventivamente as medidas adotadas pelos órgãos administrativos ambientais com relação a queimadas e incêndios florestais.

De acordo com o documento, assinado pelo promotor de Justiça Marcos Túlio Pereira Correia Jr,, os crimes ambientais, em especial as queimadas, têm ocasionado a piora no quadro de saúde pública em razão da fumaça, conforme constatado nos sistemas de monitoramento de qualidade de ar e calendário de emergência ambiental emitido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas em áreas suscetíveis a incêndios, no período de fevereiro de 2024 a abril de 2025.

Na determinação, a promotoria da comarca solicita informações sobre a existência de brigadas e brigadistas suficientes para atuar durante o período de estiagem que intensificam a quantidade de queimadas, a realização e promoção de campanhas de educação ambiental para a população sobre os cuidados a serem tomados durante a época de seca e práticas sustentáveis de uso da terra, além de apurar possíveis infrações administrativas por condutas de atividades lesivas ao meio ambiente.


Texto: Ramon Oliveira
Foto: Ulisses Farias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img