sábado, novembro 23, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioPOLÍTICANo Viver Melhor, o pré-candidato Roberto Cidade se compromete em rever a...

No Viver Melhor, o pré-candidato Roberto Cidade se compromete em rever a isenção do IPTU que foi retirada pela atual gestão

Pré-candidato que mais tem percorrido as zonas de Manaus em busca de informações e colaborações para seu Plano de Governo, Roberto Cidade (UB), esteve nesta quarta-feira, 24/7, no Alfredo Nascimento e no Conjunto Viver Melhor 3, ambos na zona Norte, para escutar a população e apresentar seus compromissos prioritários.

No Viver Melhor, Cidade adiantou que irá rever a isenção sobre o IPTU para os moradores. A medida havia sido adotada em gestões anteriores. No entanto, foi mais um benefício retirado pela atual gestão.

“Em 2010, o então prefeito Amazonino Mendes, assinou a Lei 1.441 e isentou de IPTU os moradores beneficiados pelo Minha Casa, Minha Vida. Em 2019, o prefeito Arthur Neto prorrogou a isenção por mais cinco anos, ou seja, até dezembro de 2024, no entanto, o prefeito que está aí suspendeu esse benefício. O atual prefeito parece ter raiva de quem tem menos. Foi assim com o IPTU e também foi assim com o Auxílio Manauara, que ele retirou de 40 mil famílias assim que a Aleam aprovou o Auxílio Estadual Permanente, pago pelo Governo do Estado. Nós iremos fazer diferente. Nossa primeira medida na prefeitura será a aprovação do Auxílio Municipal Permanente, para 50 mil famílias”, afirmou.

É compromisso de Roberto Cidade a transferência de renda, no valor de R$ 150, a 50 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. O Auxílio Municipal Permanente deve seguir os moldes do Auxílio Estadual Permanente e ser destinado, 70% dele, para as mulheres chefes de família.

Educação e merenda de qualidade

Também no Viver Melhor, o pré-candidato falou sobre educação. Conforme ele, na sua gestão, além da melhoria educacional, os alunos terão acesso a melhoria nutricional, com merenda de qualidade.

A declaração foi dada em complemento à fala da pré-candidata a vereadora, Fabíola Reis (Podemos), mãe atípica e conselheira licenciada, que tem acompanhado de perto as dificuldades das famílias com crianças em idade escolar.

“Sou mãe atípica e lhe afirmo que nossa luta é árdua. Precisamos de neuropediatras, de mediadores nas escolas, de merenda de qualidade. Hoje nossas crianças comem bolacha e suco. Nossos filhos merecem mais”, reclamou Fabíola.

Ao que Cidade respondeu, reforçando o compromisso de melhorar a área educacional de Manaus.

“Não adianta fazer festa com o dinheiro público e ver o nosso povo sofrendo. Não adianta pintar a cidade e ver as pessoas passando dificuldades. As crianças não tendo creche, não tendo lanche de qualidade. Nossas crianças não podem merendar bolacha e k-suco. Estou aqui para conversar com vocês, para que juntos a gente decida o que é melhor para Manaus. O diálogo é o melhor caminho para a nossa cidade. Vamos tirar o pincel da mão do prefeito e vamos fazer a mudança com a responsabilidade que Manaus precisa. Nossas crianças precisam ser tratadas com carinho e amor. Precisam ter oportunidades para se desenvolverem”, declarou.

A área educacional também foi criticada pelo pré-candidato a vereador Dermilson Chagas (Republicanos). Para ele, um dos principais empecilhos para uma melhor educação municipal e para a gestão como um todo é o “loteamento” existente no Executivo Municipal.

“Tenho certeza de que na gestão do Roberto, ele não vai permitir que a Prefeitura fique ‘loteada’ por parentes e amigos como se vê hoje. O atual prefeito não deve se sentir à vontade para exonerar uma irmã da educação, como se vê agora. A cidade de Manaus está doente e não é só na educação. Cadê a política ambiental, a arborização no município. Todo mundo está falando sobre estiagem, Manaus já começa a sofrer com a estiagem e a prefeitura não faz nada. É muito triste ver como a cidade está abandonada”, afirmou.

Compromissos de gestão

São compromissos do pré-candidato presentes em seu Plano de Governo, a ampliação e o armamento da Guarda Municipal, a implantação do Auxílio Municipal Permanente e a implementação de 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), em todas as zonas da cidade.

“É preciso parar de gastar dinheiro com bobagem e focar no que é prioridade. Manaus já decidiu que quer mudar e nós estamos fazendo política como sempre fizemos, que é pensando nas pessoas. O prefeito David não cumpriu nem 30% do que prometeu no Plano de Governo dele e o outro pré-candidato pensa que vai governar a cidade com rede social, e é por isso que ele já está derretendo nas pesquisas eleitorais. Manaus não aguenta mais tanto descaso e falta de responsabilidade com os recursos públicos. Nós somos a pré-candidatura da mudança com responsabilidade”, reafirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img