segunda-feira, setembro 16, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioSAÚDERemédio injetável é 100% eficaz na prevenção do HIV, mostra estudo

Remédio injetável é 100% eficaz na prevenção do HIV, mostra estudo

Um estudo científico divulgado nesta quarta-feira na revista internacional New England Journal of Medicine (NEJM) revelou que o remédio antirretroviral lenacapavir da Gilead Sciences apresenta uma eficácia geral de 100% na prevenção da infecção pelo HIV-1.

O HIV-1 é responsável por quase todas as infecções de HIV no mundo. Os dados do estudo foram apresentados na 25ª Conferência Internacional Sobre a Aids, que acontece em Munique, na Alemanha.

O estudo aponta que o medicamento injetável aplicado somente duas vezes por ano se provou tão eficaz que o estudo clínico chegou a ser interrompido precocemente, já que os números superaram os critérios de interrupção pré-definidos. Os dados foram obtidos após o acompanhamento de mais de 2 mil mulheres cisgênero na Uganda e na África do Sul.

Após a divulgação dos resultados, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids emitiu um comunicado afirmando que o medicamento oferece uma esperança de acelerar os esforços para acabar com a Aids como ameaça à saúde pública até 2030.

O medicamento custa cerca de US$ 40 mil por pessoa, por ano. Segundo a agência da ONU, para alcançar a meta de Agenda 2030, a Gilead precisará assegurar que todas as pessoas que necessitam tenham seu acesso garantido.

O lenacapavir já é aprovado nos Estados Unidos, Europa e Canadá como tratamento do HIV-1. Ainda não tem, no entanto, registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Novo remédio que previne HIV-1 ainda não tem registro na Anvisa Foto: Agência Brasil

Remédio

O Lenacapavir, comercialmente chamado de Sunlenca, é visto uma alternativa em comparação com os atuais medicamentos preventivos orais de uso padrão para a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP).

O estudo da Gilead provou que nenhuma das 2.134 mulheres que recebeu o lenacapavir contraiu o HIV. As mulheres cis não podem usar a PrEP sob demanda.

Em comparação, 16 das 1.068 mulheres (ou 1,5%) que tomaram entricitabina (FTC) e fumarato de tenofovir desoproxila (TDF), a combinação farmacológica da PrEP, foram infectadas.

Já 39 das 2.136 mulheres (1,8%) que receberam emtricitabina (FTC) e tenofovir alafenamida (TAF), um comprimido diário chamado comercialmente de Descovy, foram infectadas.

Há ainda estudos em andamento na Argentina, Brasil, México, Peru, África do Sul e Tailândia para verificar a eficácia do medicamento em homens que fazem sexo com outros homens, em pessoas trans e em usuários de drogas injetáveis. Os resultados devem começar a ser divulgados ainda este ano ou no começo de 2025.

Monopólio

Na última terça-feira (23), uma coalizão de ativistas, incluindo a Médicos Sem Fronteiras (MSF), também exigiu uma ação global imediata para quebrar o monopólio da Gilead sobre o lenacapavir.

Os dados do estudo divulgado hoje mostram que o lenacapavir genérico pode ser fabricado a um custo mil vezes menor do que os $ 42.250 anuais cobrados pela Gilead. Segundo a estimativa, com a produção em larga escala, o custo do lenacapavir genérico deve começar em $ 100 por ano (558 reais) e pode cair para $ 40 (223 reais) à medida que a demanda aumentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Vídeo: Datena agride Pablo Marçal durante debate em São Paulo

https://www.youtube.com/watch?v=nv3jXHWEUWg José Luiz Datena (PSDB) agrediu Pablo Marçal (PRTB) durante um debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, neste domingo (15). O encontro, organizado pela TV Cultura, foi...

Zona Norte receberá 4 das 12 UPAs que Roberto Cidade fará em Manaus

  O candidato à prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil), afirmou que a economia de recursos públicos municipais será fundamental para a implantação das...

Rede Feminina. 50 anos apoiando pacientes com câncer no AM !

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas celebra, este mês, 50 anos de atuação, levando acolhimento e amor a mulheres em situação...

Empresários devem ter cautela ao aderir programa de regularização tributária

  A Receita Federal prorrogou o prazo do “Programa Litígio Zero” para o dia 31 de outubro. Isso quer dizer que pessoas físicas e jurídicas...

OAB-AM debate a judicialização do tratamento com cannabis medicinal

Nos últimos anos, o tratamento medicinal com fitocanabinoides vem ganhando repercussão na mídia e frente ao Poder Judiciário. Nesta quinta-feira (29/08), a advogada e...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img