Na manhã de 14 de março na sede da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (SEMHAF), as entidades que compõem a coordenação do Fórum Amazonense de Reforma Urbana (FARU), em reunião com secretario Sr. Jesus Alves, trataram do tema da convocação e realização da Conferência da cidade de Manaus, no primeiro momento foi protocolado oficio pedido de informações e recomendações que a Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, realize oficina para discussão do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, com o objetivo de socializar e discutir, com os atores sociais, pesquisadores e entidades governamentais locais.
No segundo momento foi realizado reunião das entidades com o secretario de habitação do município de Manaus, com apresentação dos representantes dos movimentos sociais, logo em seguida o representante do FARU, Sr. Adnamar Santos, indagou o secretario Sr. Jesus Alves, qual seria o planejamento da secretaria de habitação, quanto a convocação e realização da Conferência da Cidade de Manaus.
O secretario iniciou informando que com a constituição da SEMHAF, projetos foram apresentados para o governo federal, descrevendo que uma serie de medidas deveriam ser tomadas, para que os projetos fossem apreciados e aprovado os investimentos pelo Ministério das Cidades, relatando a dificuldade para desapropriar terrenos, que na hora de definir a área, chega outra matrícula para o mesmo terreno, travando o processo. Informando ainda que projetos foram contratados pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do programa calamidades, sendo 1.340 famílias impactadas na cidade.
Relatando ainda da existência de 1.600 áreas de risco, destas 800 em risco iminente, que a secretaria de habitação está levantando informações para atender também essas famílias. Estamos com a expectativa de contratar e executar esse ano 5 (cinco) mil moradias, nesse eixo o trabalho tem sido intenso. Afirmou
Na questão fundiária o secretario, descreveu que pretende regularizar 8 (mil) imóveis, uma articulação com o Tribunal de Justiça, “temos trabalhado com todas as urgências que têm aparecido e quanto ao Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, que não existe afirmou, conselho não funcionando direito, vamos trazer o conselho de volta, queremos dar relevância ao conselho de habitação”, então são essas medidas tomadas pela SEMHAF, para que os projetos comecem a acontecer. Disse
Em relação se há planejamento para organizar e realizar a Conferência Municipal da cidade de Manaus, o secretario disse que irá se debruçar, e que na semana seguinte dará retorno ao coletivo presente na reunião.