“Estou absolutamente indignado”, declarou nesta terça-feira (5) o estudante do ensino fundamental, Luan Gabriel Aguiar Gama, 11 anos, diante do posicionamento da Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM) contrária à matrícula dele na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para o curso de Licenciatura em Matemática. A vaga foi conquistada após o menino realizar ano passado o vestibular da instituição e conseguir a aprovação.
republicado de ACRITICA.COM.BR – Robson Adriano. online@acritica.com
Nesta segunda-feira (4) o acritica.com procurou a PGE-AM por meio da assessoria de imprensa para saber o posicionamento do órgão da administração acerca do assunto, e até o momento não obteve retorno. Em janeiro deste ano, Luan conquistou na Justiça que a vaga na UEA fosse assegurada, a decisão foi proferida pelo juiz plantonista Marcelo Vieira, em recuso foi apresentado pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).
Gênio
Luan curspu o 5° ano do ensino fundamental na Escola Estadual Libertador Simon Bolívar, localizada na zona Centro-Sul da capital. Ele aprendeu a ler aos três anos e possui destaque em matemática, raciocínio lógico e português. Em julho do ano passado, ele conquistou notoriedade nacional ao participar de um quadro de perguntas e respostas em uma emissora de TV.
O estudante foi homenageado em agosto do ano passado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com uma sessão especial proposta pelo presidente da casa, deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) para celebrar a brilhante participação do garoto que representa o Amazonas na competição em rede nacional. Colegas da escola de Luan também foram convidados para prestigiar a homenagem.