quarta-feira, setembro 18, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCMMCAIO ANDREVereadores inspecionam o novo aterro sanitário na BR-174

Vereadores inspecionam o novo aterro sanitário na BR-174

Parlamentares foram recebidos por representantes da Marquise, que apresentaram detalhes sobre a construção

Vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizaram, nesta quinta-feira (09/11), uma visita técnica ao novo aterro sanitário em fase de construção pela empresa Marquise Ambiental no km 13 da BR-174. A instalação do local na área do Tarumã, zona Oeste, tem sido alvo de críticas da população e dos parlamentares pelos possíveis riscos causados ao meio ambiente, mais especificamente nos rios e igarapés da região.

A ida ao aterro foi agendada pela Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia da CMM, presidida pelo vereador Kennedy Marques (PMN) e que tem como vice o vereador Alonso Oliveira (Avante). A comitiva foi composta, ainda, pelos vereadores Wallace Oliveira (sem partido), Lissandro Breval (Avante) e Dione Carvalho (Patriota).

No local, representantes da Marquise receberam os parlamentares e explicaram diversos pontos como questões relativas a licenças ambientais, programas sociais executados pela empresa.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da CMM, vereador Kennedy Marques, solicitou apoio da Marquise para incentivar atitudes e programas de reciclagem em Manaus.

“Em paralelo a esse projeto grandioso que está sendo construído, sugiro que a empresa trabalhe a questão de reciclagem de produtos, para evitar que esse empreendimento chegue ao final da sua capacidade sem uma alternativa de reciclagem que é fundamental para a preservação do meio ambiente”, disse.

O diretor da Marquise, Thiago Levy, afirmou que a área para a instalação do novo aterro fica a uma distância segura de uma Unidade de Conservação. O local, segundo ele, estava degradado e funcionava como um areal clandestino. Ele reforçou a importância do diálogo junto ao legislativo e aos órgãos fiscalizadores.

“Estamos aqui a uma distância de mais de 4 quilômetros da Unidade de Conservação e Proteção mais próxima, então essa se tornou uma área que nós teríamos o potencial de reconfigurar, proteger a biodiversidade natural e montar um empreendimento que fosse uma solução para o povo de Manaus”, definiu Levy.

Kennedy Marques acrescentou que o acompanhamento das instalações deve continuar por parte dos vereadores, e o trabalho não está concluído.

“Questionamentos virão, com certeza, mas é importante que nós possamos ter conhecimento e acompanhar gradativamente a evolução. Isso é natural, porque as leis vão evoluindo, se modificando, e a empresa vai ter que se adequar conforme as regras ambientais impostas no futuro também”, finalizou.

Foto: Sidney Mendonça – Dicom/CMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Expoagro 2024: ADS dará destaque a Espaço Agro Sustentável

A 46ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) 2024, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural...

Vila Olímpica de Manaus torna-se sede do curso de Educação Física da UEA

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), firmou, na manhã desta quarta-feira (18/9), uma parceria com...

Inspire Amazônia e Cetam na pesquisa, qualificação e capacitação

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Inspire Amazônia para potencializar a execução de...

Ministério Público do Trabalho fiscalizará assédio eleitoral

A procuradora do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM), Fabíola Bessa Almeida, afirmou, nesta sexta-feira, que o órgão vai receber denúncias por meio...

Vídeo: Datena agride Pablo Marçal durante debate em São Paulo

https://www.youtube.com/watch?v=nv3jXHWEUWg José Luiz Datena (PSDB) agrediu Pablo Marçal (PRTB) durante um debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, neste domingo (15). O encontro, organizado pela TV Cultura, foi...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img