quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURAFestival de Teatro da Amazônia: Fetam divulga selecionados em concurso de dramaturgia

Festival de Teatro da Amazônia: Fetam divulga selecionados em concurso de dramaturgia

Textos vão compor a coletânea “Amazonas Dramaturgia”, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2024

As obras “Quem Matou a Pequena Esperança?”, de Geiber Teixeira; “O Morro do Bode Selvagem”, de Felipe Jatobá; “O Amor é Tão Longe”, de Lenine Charles; “Queimar a Casa”, de Caio Lobo Muniz; e “Dois Irmãos”, adaptação para o teatro de Cairo Vasconcelos; foram selecionadas no Concurso de Dramaturgia do 17º Festival de Teatro da Amazônia. Os textos vão compor a coletânea, que tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2024.

A iniciativa faz parte da mostra não competitiva Ednelza Sahdo, com a proposta de estimular a escrita, valorizar os aspectos criativos e a ruptura do gênero, com produção de textos para teatro, para destacar a arte cênica do estado.

“O Concurso de Dramaturgia vem ocorrendo no Festival de Teatro da Amazônia como uma das ações formativas e traz um projeto de publicação da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), o ‘Amazonas Dramaturgias’, que vai para o terceiro volume”, afirma Cleber Ferreira, presidente da Fetam.

Segundo Cleber Ferreira, os livros vão ser publicados nos formatos digital e físico, disponibilizados no site da Fetam (fetam.com.br), por tempo indeterminado, enquanto a publicação física, respeitando as exigências de direitos autorais, está programada para 2024.

“As dramaturgias selecionadas vão ser lançadas na Mostra de Teatro do Amazonas. Os autores receberão exemplares da publicação e a Fetam distribuirá, gratuitamente, para federados e federadas e para as bibliotecas públicas, como forma de divulgar o potente trabalho dos nossos autores”, explica o gestor da entidade.

Foram 26 obras de dramaturgia inscritas no concurso para a seleção de cinco obras, com curadoria da jornalista e escritora Leyla Leong e do premiado dramaturgo Victor Nóvoa.

“Os curadores deram uma grande contribuição na seleção, garantindo uma diversidade narrativa e de estilos, que enriquece o processo, e faz dessa publicação leitura obrigatória para todos que amam teatro”, comenta o presidente da Fetam.

Curadoria

Para a jornalista Leyla Leong, a leitura dos textos dramáticos, inscritos no Concurso de Dramaturgia, revelou que o Teatro que se produz em Manaus se profissionaliza e se eleva culturalmente cada vez mais. Ela atribui a evolução aos cursos de nível superior na área das Artes, que passaram a ser oferecidos no Amazonas.

“Aliás, não só os textos dramáticos que concorreram, como as encenações de grupos locais e a afluência espontânea do público que lotou os espaços. São sintomas de que bons ventos amazônicos renovaram os palcos e as plateias com mudanças positivas, tanto pela temática quanto pela concepção teatral”, destaca a curadora.

O dramaturgo Victor Nóvoa pontua que foram selecionadas cinco obras de dramaturgia atuais em suas ações políticas e em suas formulações de linguagem.

“Não é um movimento simples compor um livro com cinco dramaturgias, dentro de um panorama tão criativo e pulsante como o cenário teatral da Amazônia”, afirma o dramaturgo. “Nossa intenção foi selecionar dramaturgias em diálogo com as urgências do nosso tempo e que fizessem uma experimentação de linguagem. Textos que trafegam e entrelaçam distintas matrizes estéticas, pensando a palavra como potência viva capaz de provocar as materialidades da cena”, destaca Nóvoa.

O 17º Festival de Teatro da Amazônia é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura via Ministério da Cultura – Governo Federal: União e Reconstrução, apresentado pelo Nubank e organizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio da Weg, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e da Prefeitura de Manaus via Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

A edição 2023 teve 30 espetáculos, 31 apresentações, divididos em nove dias de programação. No total, 15 foram da Mostra Jurupari, 10 fizeram parte da mostra não competitiva Ednelza Sahdo e cinco produções convidadas. Foram 216 trabalhos inscritos na seleção, de 22 estados do Brasil, com várias linguagens, infantil, adulto, teatro de bonecos, dança-teatro e performance.

FOTOS: Alonso Júnior (A Pequena Esperança) e Hamyle Nobre (Dois Irmãos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img