domingo, novembro 24, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioALEAMSessão Especial homenageia 68 anos da Fundação Alfredo da Matta

Sessão Especial homenageia 68 anos da Fundação Alfredo da Matta

Por iniciativa do deputado Dr. Gomes (Podemos), a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FHUAM) foi homenageada nesta segunda-feira (28), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com uma Sessão Especial pela passagem de 68 anos de serviços prestados pela instituição, referência nacional nas áreas de Hanseníase, Dermatologia Tropical e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A FHUAM foi criada em meados da década de 1950, em razão do elevado número de casos de hanseníase no estado, com a finalidade de prestar atendimento a estes pacientes, além de promover ações de prevenção.

Se no seu início atuava apenas no atendimento ambulatorial, ao longo de sua história a Fundação foi se capacitando e especializando em outros serviços e atualmente além do atendimento em dermatologia, doenças sexualmente transmissíveis, a Fundação Alfredo da Matta oferece também o serviço de cirurgia dermatológica, sendo atualmente referência no atendimento aos pacientes com câncer de pele.

“E tudo isso se deve ao trabalho de uma grande equipe profissional que sempre levou a sério a missão da instituição de prestar assistência à população”, declarou Dr. Gomes, destacando o empenho da instituição em executar as políticas públicas relativas à Hanseníase. O parlamentar entregou uma placa comemorativa à FHUAM, representada pelo seu diretor-presidente, Dr. Carlos Alberto Chirano. “A história não termina aqui. Ainda há muitos desafios pela frente”, falou o deputado ao parabenizar todos os profissionais que atuam na unidade hospitalar.

Em nome do Dr. Sinésio Talhari, diretor-presidente da FUHAM no período de 1982-1984 e 1987-1989, o secretário de Saúde, Anoar Samad, recebeu uma placa em homenagem ao ex-diretor. Foram entregues ainda 19 certificados a personalidades e servidores que se destacaram no exercício de suas atividades.

Em seguida, em seu pronunciamento, Dr. Chirano falou sobre o compromisso da instituição em promover atividades de prestação de serviços, desenvolvimento científico e tecnológico, ensino e pesquisa na sua área de atuação.

“Lá atrás, quando ninguém queria trabalhar com pacientes de hanseníase, a antiga ‘lepra’, os profissionais da FUHAM se dedicaram e arriscaram suas vidas em prol desta causa”, falou, relatando as viagens dos médicos e técnicos pioneiros, que ficavam meses em barcos regionais, visitando e tratando pacientes pelas comunidades ribeirinhas.

Segundo o diretor, os trabalhos desenvolvidos ao longo destas quase sete décadas, permitiram passar, por exemplo, de quase 2 mil casos de hanseníase por ano, em 1990, para cerca de 300 casos atualmente. Em números gerais, incluindo também os atendimentos dermatológicos e de IST, a Fundação realiza 250 mil atendimentos por ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img