quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURAboi bumbáLivro “Estrelas de um Centenário”, de Odinéa Andrade, é lançado com festa...

Livro “Estrelas de um Centenário”, de Odinéa Andrade, é lançado com festa em Parintins

A memória e as histórias da escritora, folclorista e madrinha do Boi Caprichoso, Odinéa Andrade, fazem parte do livro “Estrelas de um Centenário”, lançado neste sábado, dia 17, no curral Zeca Xibelão. É uma narrativa do processo histórico do bumbá e percepção e observação da própria autora e de muitas pessoas que construíram o boi em Parintins.

Odinéa foi a primeira pessoa a produzir um trabalho acadêmico sobre o Boi-Bumbá. O presidente do Caprichoso, Jender Lobato, parabenizou o trabalho de dona Odinéa e reconheceu a importância da escritora para a história do bumbá. “Nós estamos aqui para contar a história, para eternizar na memória, a história que a senhora escreveu anos atrás ao longo de cada nova temporada. A senhora faz parte da história do Caprichoso”, reconheceu Jender.

O presidente do Conselho de Arte, Erick Nakanome, parabenizou a autora pela obra e pela importância que tem para o Festival de Parintins. “Muitas histórias nos chegam por meio da memória da dona Odinéa. A pessoa que eu levo para a arena todos os anos é a dona Odinéa e eu tenho certeza que os momentos de oração que ela faz na arena são importantes para os nossos títulos”, destacou.

“O livro da Odinéa é nossa ambição maior, porque existe um registro memorial dessa história e esse registro precisa ser valorizado como justiça histórica com o boi e com a nossa própria história”, declarou o diretor do Centro de Documentação e Memória do Caprichoso (CEDEM), professor Diego Omar Silveira.

Dona Odinéa se mostrou bastante emocionada e feliz pela concretização desse trabalho. Ela foi ovacionada pela presidência, artistas, sócios e todo o Povo Caprichoso. “O livro é sobre o nosso folclore, sobre o nosso boi Caprichoso. Eu faço parte da história e da memória de um povo que brinca de boi, que dança, canta e ama a cultura popular”, disse a autora.

A obra

O livro foi escrito entre os anos 2012 e 2013 e, após 10 anos, ganha a publicação necessária para manter viva as histórias que dão vida ao boi de Parintins. Ele é fruto de uma parceria entre Boi Caprichoso, editora Autografia (Rio de Janeiro) e a editora UEA com apoio do Governo do Estado do Amazonas.

Estrelas de um Centenário faz parte da coleção “Bumbás de Parintins – Nosso Patrimônio”, com edição do diretor do CEDEM, Diego Omar Silveira.

São três partes que formam o livro. Na primeira há uma contextualização da brincadeira, destacando sua origem e primeiras festas. A segunda parte relata documentos e memória que contam a construção dos bois através de pessoas que firmaram a brincadeira na cidade. O livro finaliza com o capítulo “Memórias de uma Constelação”, que traz relatos da aurora, auxiliados por depoimentos de brincantes, ex-itens e ex-dirigentes.

O livro custa R$80,00 e em breve estará disponível em Parintins no Cedem Caprichoso, loja Vitrine Azul e loja Q-Boi e, em Manaus, na Banca do Largo.

Fotos: Michel Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img