Guedes considerou que a proposta ainda não é ideal para a população e garantiu que vai buscar a redução de 50% da cobrança
O relator da Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Águas de Manaus, vereador Rodrigo Guedes (Podemos), garantiu que a Comissão enviará uma contraproposta para a empresa Águas de Manaus solicitando a redução em 50% da cobrança da taxa de esgoto em bairros da capital. A medida é uma resposta a propostas enviadas pela concessionária à CPI na última semana.
A Águas de Manaus propôs a redução da tarifa de esgoto, passando a ser cobrado 80% da taxa pelos próximos quatro anos, para usuários já existentes, ou seja a redução começaria com um desconto de 20% e reduzia a cada ano, para que em quatro anos a taxa voltasse a ser contada em 100%.
A concessionária também apresentou a proposta de manual de boas práticas com objetivo de aprimorar a qualidade do asfalto e uniformizar procedimentos de intervenções de reasfaltamento de vias já asfaltadas, em decorrência de obras de saneamento.
No entanto, Guedes considerou que a proposta ainda não é ideal para a população e garantiu que vai buscar a redução de 50% da cobrança.
“A proposta feita pela Águas de Manaus é o primeiro passo, já é melhor do que a população é cobrada atualmente, que é a cobrança de 100%. Mas vamos buscar uma proposta que caiba no bolso dos manauaras. Essa cobrança precisa ser justa, Manaus precisa de um saneamento básico de qualidade e um tratamento de esgoto digno, não uma cobrança abusiva da taxa de esgoto como está acontecendo. A proposta da concessionária não é a ideal para o cidadão e tenho certeza que podemos melhorar esse cenário”, declarou.
Texto: Beatriz Araújo – Assessoria de Comunicação do vereador