Assembleia do Amazonas vence prêmio nacional com projeto de empreendedorismo
ALEAM CAMPEÃ
O projeto denominado “Ação Empreendedora no Amazonas” foi o grande vencedor do III Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na categoria Atendimento ao Cidadão. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, dia 11, em Recife (PE), onde acontece a conferência da entidade.
O projeto de empreendedorismo é executado pela Frente Parlamentar Estadual de Apoio as Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Frempeei), sendo uma iniciativa do deputado Adjuto Afonso (UB), presidente da Frente, na Assembleia Legislativa do Estadual do Amazonas (Aleam).
“É gratificante saber que estamos ajudando as pessoas que sonham em abrir seu próprio negócio, e esse prêmio em forma de reconhecimento só nos motiva a fazer mais e ter a certeza de que estamos no caminho certo”, disse o parlamentar.
Três finalistas disputavam nessa categoria, além do Amazonas, as Assembleias Legislativas do Ceará e Paraná.
O projeto
Em 2017, a Frempeei deu o pontapé inicial numa ação pioneira, saindo dos muros da Casa Legislativa e levando atendimento sobre empreendedorismo aos bairros mais carentes da capital, com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e da Escola do Legislativo.
“Parcerias fundamentais para a execução das atividades, além do apoio total do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB), com a estrutura necessária para as ações”, ressalta o deputado.
As atividades são de orientação, formalização e a capacitação, deixando os empreendedores aptos a solicitarem linhas de crédito para expandirem seus negócios. Já foram feitos mais de dois mil atendimentos.
O Prêmio Assembleia Cidadã é uma iniciativa da Unale, com o objetivo de incentivar políticas públicas para o bem-estar da sociedade e o fortalecimento dos estados-membros da Federação alinhados à modernização dos serviços legislativos prestados.
Os vencedores por categorias foram conhecidos nesta sexta-feira, no encerramento da 25ª Conferência da entidade.
Fotos: Ney Xavier
COOPERATIVISMO
Adjuto Afonso destaca instituições financeiras que apostam no cooperativismo do Amazonas
Em pronunciamento nesta quarta-feira, 16, o deputado Adjuto Afonso (UB) ressaltou o avanço do cooperativismo no Amazonas, com investimentos das instituições financeiras Sicoob e Sicredi, que apostam no estado disponibilizando financiamentos para cooperados. O parlamentar preside a Frente Parlamentar do Cooperativismo e Associativismo Amazonense (Frencoopas) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
“Há anos não se falava em cooperativismo, principalmente em linha de crédito através dos bancos de cooperativas. Hoje, nós temos o Sicoob, que é uma agência do cooperativismo, que destina recursos através de crédito do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), para atender as pequenas cooperativas. Da mesma forma o Sicredi, que tem mais de duas agências na capital e expandindo para o interior do estado, inaugurou recentemente uma agência em Itacoatiara (a 270km) e a intenção é avançar para outros municípios”, disse o deputado.
O Sicoob já anunciou ter liberado mais de R$ 3,5 bilhões de crédito do Pronampe, e planeja liberar, até o fim do ano, mais de R$ 5 bilhões para micro e pequenos negócios. Já o Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio.
“Nós sabemos o quanto é importante o crédito, e quando a gente tem a Sicoob e a Sicredi que vem aqui e acreditam na nossa economia e começam a investir, eu não tenho dúvidas de que essas pessoas irão fomentar os seus negócios, e o Estado do Amazonas ganha. Eu fico muito feliz porque sabemos que os recursos estão chegando na mão daqueles que produzem, principalmente no interior do estado”, disse o deputado.
Foto: Ney Xavier