O Instituto de desenvolvimento agropecuário e florestal sustentável do estado do Amazonas (Idam) leva novos conhecimentos aos produtores rurais do município de Manacapuru. Desta vez, na quinta-feira (17/11), extensionistas rurais realizam uma visita técnica com demonstrações de métodos sobre técnicas de colheita na cultura do guaraná, em ação que acontece na fazenda Manancial, localizada no km 69 da rodovia AM-070, Ramal do Acajatuba km4, Ramal do Branco, km 2, zona rural de Manacapuru.
As atividades serão conduzidas pelos técnicos e extensionistas rurais do Idam, Embrapa e pela agricultora familiar e proprietária do imóvel, Eliana Medeiros do Carmo e tem o apoio da Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru (Comapem) e Sistema OCB/AM.
A iniciativa da ação do Idam voltada para esta cultura neste período, surgiu durante a participação do Idam na 1ª Feira do Cooperativismo do Amazonas (Fecoop/AM), como explica o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges.
“Nós pudemos ouvir as demandas do participantes durante a Fecoop e agora, vamos começar a executar as ações que combinamos para incentivar e fortalecer cadeia produtiva do guaraná levando capacitação e técnicas para os produtores”, afirmou.
Durante a ação, técnicos extensionistas irão usar métodos da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), para incentivar os agricultores no uso de técnicas adequadas para o aumento da produção, da produtividade e da qualidade do produto, como explica o engenheiro agrônomo e Gerente de Capacitação e Metodologia de ATER do Idam, Pedro Chaves da Silva.
“O Idam tem intensificado os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) voltado para o fortalecimento da cadeia produtiva do guaraná no Amazonas com foco na revitalização e ampliação das áreas de cultivo com uso de cultivares de boa genética e produtivas”, pontuou.
Além da visita técnica, a demonstração de método de ATER propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, para desenvolver habilidades a praticando o método.
Guaraná da Amazônia
A cultura do guaraná (Paullinia Cupana) é uma planta lianescente, pertencente à família sapindaceae, originário da região amazônica. É uma cultura perene (plantas que possuem ciclo de desenvolvimento acima de dois anos); sua produção inicia aos três anos e segue produzindo até vinte anos.