quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioMANAUSSOCIEDADEBanda da PM do Amazonas, com mais de 130 anos, agora...

Banda da PM do Amazonas, com mais de 130 anos, agora é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas

 

A Banda de Música da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) agora é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas. Este ano, o grupo que é tradição em eventos estaduais completou 130 anos de existência, com repertório eclético que agrada o público de todos as idades.

Atualmente, com 37 integrantes, a banda é comandada pelo maestro Tenente Edmar Reis. Durante esses anos, muitos músicos fizeram suas contribuições. Entre eles, está o suboficial, Oscar Reis.

“Eu não posso esquecer da minha trajetória na Banda. Vou fazer 30 anos e 5 meses, de Polícia Militar, e o grande incentivo veio, através do meu pai, Oscar Reis. Ele fez parte da banda, e atuava como regente. É muito emocionante saber que sou raiz dessa história”, disse.

A lei que transformou a banda em patrimônio do Amazonas foi sancionada pelo governador Wilson Lima e representa o reconhecimento de um trabalho que teve início no dia 3 de junho de 1893, e segue sendo requisitado pela população amazonense.

“Esse reconhecimento é muito importante, agradecemos ao público amazonense que nos acompanha, porque sem o público não existe arte, cultura ou a realização das apresentações. Dependemos muito da participação da sociedade”, completou o Tenente Edmar.

Com um repertório eclético, os músicos realizam apresentações na capital e interior. Utilizando instrumentos de sopro e precursão, os eventos variam entre atividades solenes governamentais, formaturas, desfiles militares e ainda a participação no desfile das Escolas Estaduais e Municipais do Amazonas.

O subtenente Farias, que toca trompete há 14 anos na banda, destaca os momentos e a sua trajetória no batalhão.

“É um orgulho muito grande fazer parte da banda. O público sempre nos recebe com muito carinho. Desde adolescente, sempre trabalhei com música, e o meu sonho sempre foi entrar para a banda da PM. Seja no interior mais distante do Amazonas, a banda vai estar lá presente, contribuindo nos eventos do estado”, destacou Farias.

Com as apresentações suspensas durante a pandemia, o músico ainda destaca o período difícil que enfrentaram sem poder tocar.

“A pandemia foi o período mais marcante na minha vida. Nascemos para tocar e, naquele momento difícil, marcado pelo silêncio dos tambores e clarins, a população amazonense sentiu muita falta. Hoje estamos de volta e fazemos questão de levar o nome da banda para a população”, completou.

Além das 300 apresentações por ano, as causas sociais fazem parte da programação. Um deles é o projeto Banda de Música nos Colégios da Polícia Militar, que tem como objetivo transformar as fanfarras escolares em bandas musicais.

A Banda da PM também é responsável pelo projeto “Sunset”, que ocorre na Praia da Ponta Negra, na zona oeste de Manaus, e que surgiu da ideia do comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, o coronel Marcus Vinícius Oliveira de Almeida. O objetivo é aproximar a população da corporação. As apresentações são realizadas na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, todo domingo, a partir das 17h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img