Aulas foram ministradas para estudantes com faixa etária entre 12 e 18 anos
Com o objetivo de resgatar e ensinar um dos mais antigos processos de pintura, o projeto “Além da Pintura”, criado pelo artista Tácio Melo, chegou até a Escola Municipal Leonardo da Vinci, localizada na Rua da Paz, n° 21, bairro Nova Esperança, zona oeste de Manaus.
Através da oficina, realizada nos meses de abril e maio, com duração de duas semanas, alunos com idades entre 12 e 18 anos puderam aprender sobre pintura clássica e o processo utilizado pelos grandes mestres da pintura, que consiste na aplicação da tinta artesanal, criada a partir de pigmentos de origem vegetal e mineral.
Durante as aulas, os estudantes receberam kits contendo tintas, pigmentos, pincéis, lápis, entre outros materiais para utilização na oficina.
Para o artista Tácio Melo, trazer a prática da pintura clássica para crianças e adolescentes, de forma gratuita, seria uma forma de estimular o interesse nas artes plásticas. “Acredito que levar a esses jovens o conhecimento sobre a pintura clássica e demonstrar na prática esse processo, vai despertar a curiosidade e o interesse por essa técnica e, quem sabe, poderemos ter grandes talentos sendo revelados nas escolas da nossa cidade”, destacou.
O projeto Além da Pintura, criado pelo artista e fotógrafo Tácio Melo, foi contemplado pelo edital Manaus Faz Cultura, via Conselho de Cultura de Manaus (Concultura), junto à Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult).
O artista – Tácio Melo iniciou seus trabalhos artísticos, com bom domínio em pintura óleo sobre tela, como autodidata, ainda quando criança, abrindo caminhos para também ingressar na área da arte digital e fotografia.
Os estudos na pintura tiveram início em escolas como Cláudio Santoro e Estúdio de Pintura Anísio Melo – famoso artista, cuja escola de pintura sempre foi referência na capital de Manaus, até seu falecimento, em 2010.
Na carreira profissional, antes de se tornar fotógrafo, deu aulas de pintura para jovens e crianças no Projeto Jovem Cidadão e no Liceu de Artes Cláudio Santoro. Participou de exposições como Salão Curupira, com pinturas óleo sobre tela; Exposições de Mostras pela Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas; e diversas exposições fotográficas.