Apesar das especulações de que seria fabricado até o fim de 2023, a história do Volkswagen Gol no mercado brasileiro se encerrará em 2022. Segundo o site Autos Segredos, a edição de despedida do Gol será produzida entre agosto e novembro deste ano. A exclusividade será limitada a 1.000 unidades. E o preço será para poucos: acima dos 100 mil reais.
A edição de despedida do VW Gol terá motor 1.0 MPI com 75 cv de potência a 6.250 rpm e torque de 9,7 kgfm a 3.000 rpm com gasolina no tanque. Já com etanol a potência é de 84 cv a 6.250 rpm e torque de 10,4 kgfm a 3.000 rpm.
Os destaques da edição serão nos equipamentos de série e no visual. A edição de despedida do VW Gol terá vidros elétricos nas quatro, portas, travas elétricas, rodas de liga leve de 15 polegadas, ar-condicionado, direção hidráulica, volante multifuncional com comando do sistema de som e “I-System”, sensor de estacionamento traseiro, sistema de som touchscreen “Composition Touch” com APP-Connect, dentre outros equipamentos. No aspecto estético, a edição de despedida do VW Gol terá adesivos em referência ao fato de ser uma série limitada e de encerramento de produção.
O nome da edição ainda não foi definido. No México, o Fusca teve em 2003, o “Última Edición” e em 2013, no Brasil, a marca comercializou a Kombi “Last Edition”. A Kombi, aliás, que foi relançada recentemente na Alemanha na sua nova versão, rebatizado como ID. Buzz.
A edição de despedida do VW Gol será vendida com uma única opção de cor. O VW Voyage também deixará de ser produzido neste ano. Mas sem a mesma badalação da despedida do Gol.
O substituto do Gol no mercado brasileiro será ocupado em 2023 pelo Polo Track. Versão mais simples do atual Polo com visual exclusivo e motor 1.0 MPI, o modelo inclusive será produzido na mesmo linha de montagem do Gol, na fábrica paulista de Taubaté.
GOL FEZ HISTÓRIA
O Gol está no mercado brasileiro há mais de quarenta anos. Relembre os modelos que marcaram história nas ruas e nas vidas dos brasileiros: