sábado, julho 6, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioBRASILBOLSONARO VOLTA A DEFENDER A EXPLORAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS COM A DESCULPA...

BOLSONARO VOLTA A DEFENDER A EXPLORAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS COM A DESCULPA DE SUPRIR POSSÍVEL FALTA DE FERTILIZANTES CAUSADA PELA GUERRA NA UCRÂNIA

Com a desculpa de que pode faltar fertilizante no Brasil – já que o maior fornecedor de potássio é a Rússia -, ontem, 2/3, Bolsonaro voltou a defender o Projeto de Lei 191/2020, enviado pelo governo ao Congresso em 2020, e que está na mira dos ambientalistas.

Esse PL libera a atividades econômicas em terras indígenas: mineração, exploração de gás e petróleo e construção de hidrelétricas.

Ele apelou: “Com a guerra da Rússia e Ucrânia, hoje corremos o risco da falta do potássio ou aumento do seu preço. Nossa segurança alimentar e agronegócio exigem de nós, Executivo e Legislativo, medidas que nos permitam a não dependência externa de algo que temos em abundância”.

E escreveu em seu Twitter: “Em 2016, como deputado, discursei sobre nossa dependência do potássio da Rússia. Citei três problemas: ambiental, indígena e a quem pertencia o direito exploratório na foz do Rio Madeira… existem jazidas também em outras regiões do país”. E completou: “Uma vez aprovado, resolve-se um desses problemas”.

Bolsonaro nunca escondeu sua posição em relação aos territórios indígenas e, durante sua campanha à presidência, chegou a afirmar – para uma plateia de empresários – que seu governo não demarcaria “um centímetro de terra”.

Tem cumprido a promessa e ido além, desestruturando os órgãos de fiscalização ambiental e a Funai, que, em vez de proteger os indígenas, os ataca para favorecer interesses ruralistas e de mineradores (no final deste post listei reportagens que apresentam algumas esse cenário de ameaças).

Altos investimentos podem inviabilizar extração
Bolsonaro está preocupado com a falta de potássio, mas também de nitrogenados e fosfatados – todos produzidos pela Rússia. Em 2020, do total importado pelo Brasil desse país 62% foi de adubos e fertilizantes químicos.

Está explicado porque o presidente diz que manterá ‘posição de neutralidade’ a respeito da guerra com a Ucrânia. Ao mesmo tempo, condenou as sanções da Europa e dos EUA à Rússia, afirmando que o Brasil não seguirá a mesma conduta.

Além dos danos ambientais de grande impacto que essas atividades causariam na Amazônia, especialistas no setor dizem que a extração de potássio no bioma é muito difícil, o que exigiria altos investimentos – durante anos – tanto na extração como na logística.

Isso tornaria o potássio amazônico inviável: mais caro do que o produzido pela Alemanha, por Israel e Canadá.

Caetano convida para ‘Ato em Defesa da Terra’, em Brasília

Bolsonaro volta a defender a exploração de terras indígenas para suprir possível falta de fertilizantes causada pela guerra na Ucrânia

Na semana que vem, 9 de março, Caetano Veloso, diversos artistas e personalidades, organizações e movimentos sociais farão uma grande mobilização – Ato em Defesa da Terra -, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, como contamos aqui.

O objetivo é protestar contra o Pacote de Destruição, que reúne projetos de lei que podem ser votados na Câmara dos Deputados a qualquer momento (no link acima estão todos listados e explicados).

Em seguida, o músico e alguns manifestantes participarão de reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Ele é nossa última chance para barrar a aprovação desses projetos.

Se não puder participar, compartilhe o card abaixo com os amigos que moram ou estão na cidade para que ‘engrossem o coro’ contra os interesses escusos do governo e de seus apoiadores.

Por: Mônica Nunes
Fonte: Conexão Planeta

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Desvio de Trânsito na Avenida Autaz Mirim para Obras do Prosamim a Partir de 6 de Julho

Os motoristas que trafegam pela avenida Autaz Mirim, no sentido da rotatória do Armando Mendes para a bola do São José, devem ficar atentos...

Quantidade de maconha vai diferenciar uso pessoal e tráfico

Após decidir descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento do caso nesta quarta-feira (26) para...

Prefeitura de Manaus Negou Licença para o Arraial de Jungle Hunners 2024

Na tranquila e deserta área da Ponta Negra em Manaus, uma injustiça evidente foi cometida contra um grupo de crianças especiais e suas famílias....

Em treino, atleta é assassinada por mulher embriagada ao volante

No meio da manhã do domingo, 23 de junho de 2024, o encontro entre duas mulheres acabou de forma trágica. Uma, Miscilene Clemente, escolheu o...

Festival 2024: Roteiro turístico para visitantes de primeira viagem

  Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) é uma ilha com encantos culturais, como o Festival de Boi Bumbá, além de outros atrativos turísticos repletos...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img