E escola Estadual Olga Falconi, localizada no conjunto Santos Dumont, zona centro-oeste de Manaus, realizou na manhã desta sexta-feira, a Mostra Cultural 2013, que tratou do Futebol Amazonense. O ginásio poliesportivo da escola foi ornamentado para a atividade cultural e também para receber os homenageados do dia, ex-atletas de futebol da época considerada de “ouro”do esporte bretão praticado aqui nessas terras, as décadas de 70 e 80.
Entre os seletos se fizeram presentes os ex goleiros Rômulo Azevedo, que atualmente é coronel da Policia Militar do Amazonas e Amauri, considerado um dos melhores da história na posição. “É o nosso pagamento esse reconhecimento público. Na nossa época não tinha dinheiro. O que nos restou foi fazer história”, brincou Amauri, nascido e revelado no Parque Amazonense, Beco do Macedo. Outro convidado/homenageado foi Mario Geraldo, que na década de 70 chegou a ser convocado para a seleção brasileira de futebol. “Agente vem, participa e prestigia porque entendemos que é uma oportunidade de ajudarmos a soerguer o nosso decaído futebol. A escola está de parabéns !”, disse Geraldo.
Um dos colaboradores da Mostra foi o ex-jogador Corrêa Monteiro, que atuou pelas equipes do Penarol de Itacoatiara, Fast Clube e Nacional. Revelado no campo do Domingos Sávio, rapidamente foi absorvido pelo Leão da Vila Municipal, onde despontou para o profissional. Defendeu o Leão na primeira divisão do futebol brasileiro. Atualmente é professor de educação física, com especialização em futebol, como ele faz questão de frisar. ”Conheço dentro e fora dos campos. Com compromisso, conhecimento, seriedade e a experiência de quem um dia jogou, é possível novamente fazer o nosso futebol brilhar. Temos muitos bons profissionais. Atividades como essa oficina aqui do Olga Falconi, deveriam ser feitas em todas as escolas da rede publica, já que o futebol é o esporte mais praticado em todas elas. É um momento de festa, lembranças e esperança”, afirmou Corrêa.
O gestor da escola, Gabriel Ventura, era só euforia. Ele que atuou durante duas décadas no Centro Educacional La Salle, conhecido pelo incentivo ao esporte, tenta implementar esse pensamento no ensino público. “Eu sei dos benefícios que o ensino obtém quando atua em parceria com o desporto. Gostaria de ver todas as escolas incentivando de verdade as atividades desportivas. Hoje falamos do nosso futebol de ouro. Fizemos uma linda homenagem!”, incrementou.
A atividade voltada ao futebol também foi realizada na ultima quarta-feira, sob outra ótica, na escola estadual Maria Rodrigues Tapajós, localizada no bairro Redenção, também na Centro-Oeste. A gestora educacional Tânia Castello Branco fez questão de prestigiar o momento cultural esportivo na escola coirmã. “A Olga Falconi está de parabéns. Nós também fizemos esse esforço para falar de futebol e Copa do Mundo. Se os exemplos fossem seguidos, nosso futebol com certeza voltaria a ter valor”, finalizou a educadora.[