As políticas brasileiras de saúde mental e drogas foram os temas da palestra “Construindo Ações Baseadas em Evidências”, realizada na última quinta-feira (3), pelo titular da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, e ex-coordenador do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro Junior, na sede da Universidade Nilton Lins, em Manaus.
Durante o evento, que marcou a retomada da programação científica da residência médica em Psiquiatria realizado pela universidade (juntamente com o Hospital Nilton Lins) em 2022, Quirino afirmou que o órgão está acompanhando a evolução das políticas públicas do setor no Estado e ressaltou a importância do programa de especialização em Psiquiatria promovido pela instituição, única no Amazonas a oferecer esta formação.
“A implementação pela Universidade Nilton Lins e pelo Hospital Nilton Lins do programa de residência médica na área é fundamental, pois é indispensável para aumentar o número de profissionais na área de saúde mental”, destacou o secretário nacional durante a apresentação aos residentes, preceptores, professores e alunos de cursos de saúde da universidade e de outras instituições parceiras.
Ainda de acordo com Quirino, as normativas de Saúde Mental e Drogas do ministério estão alinhadas entre si para a busca de novos direcionamentos, transações e ações não apenas dos poderes públicos, mas também de toda a sociedade, na busca de tratamentos e abordagens de qualidade mais apropriados para as pessoas com transtornos mentais e dependência química.
O especialista também explicou que a proposta destas novas regulamentações para o tratamento das pessoas com transtornos mentais e dependência química é ofertar uma ampla linha com diversos serviços, tanto para o atendimento de base comunitária, de acolhimento e também internação.
Para a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Universidade Nilton Lins, Cleuciliz Santana, os residentes em psiquiatria também tiveram a oportunidade de conhecer os fundamentos científicos que embasaram a elaboração das atuais políticas públicas voltadas à saúde mental, política antidrogas e de prevenção ao suicídio.
Outro destaque da palestra foi o anúncio do secretário de recursos para requalificação das instalações do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, para que possa atender pacientes com diferentes graus de problemas mentais.