Diretoria de Competições da CBF comunica, em ofício nesta terça-feira, que competição terá o retorno dos torcedores a partir da próxima fase
A Série D do Campeonato Brasileiro terá a presença dos torcedores a partir das oitavas de final. A novidade foi anunciada pela Diretoria de Competições da CBF, nesta terça-feira (21), em ofício enviado às federações de futebol envolvidas na sequência do campeonato.
A presença do público nos estádios da Série D dependerá das respectivas autorizações das autoridades sanitárias de cada local. Os clubes terão que cumprir integralmente as exigências das autoridades, além de observar as orientações do Protocolo de Recomendações Para Retorno do Público aos Estádios (para conferir a íntegra do arquivo no formato pdf, clique aqui). O documento foi elaborado em conjunto pela Comissão Médica Especial e pela Diretoria de Competições da CBF.
Como a Série D já se encontra nas fases eliminatórias, conhecidas como mata-mata, o protocolo de retorno do público também seguirá critérios de competitividade. Desta forma, para garantir equilíbrio técnico em um confronto de ida e volta, em última instância não será permitido que apenas um dos clubes possa ter público no seu estádio. A presença de torcedores visitantes, conforme previsto no Protocolo de Retorno do Público, não será autorizada neste momento, de modo a evitar deslocamentos municipais ou interestaduais de torcidas.
O início das oitavas de final da Série D está marcado para o próximo sábado (25), com quatro das oito partidas de ida dos confrontos. O mata-mata segue no domingo (26), com mais quatro jogos. Os duelos de volta serão disputados na semana seguinte, como indica a tabela detalhada publicada pela CBF. Confira:
IDA
Sábado, 25 de setembro
15h – Atlético-CE x Paragominas-PA – Domingão, Horizonte (CE)
16h – Campinense-PB x Guarany-CE – Amigão, Campina Grande (PB)
16h – Caxias-RS x União-MT – Centenário, Caxias do Sul (RS)
16h – Esportivo-RS x Ferroviária-SP – Mont. dos Vinhedos, Bento Gonçalves (RS)
Domingo, 26 de setembro
15h – 4 de Julho-PI x ABC-RN – Arena Ytacoatiara, Piripiri (PI)
16h – América-RN x Moto Club-MA – Arena das Dunas, Natal (RN)
16h – Cianorte-PR x Aparecidense-GO – Albino Turbay, Cianorte (PR)
16h – Uberlândia-MG x Joinville-SC – Parque do Sabiá, Uberlândia (MG)
VOLTA
Sábado, 2 de outubro
15h – Joinville-SC x Uberlândia-MG – Arena Joinville, Joinville (SC)
16h – Aparecidense-GO x Cianorte-PR – Aníbal B. Toledo, Aparec. de Goiânia (GO)
16h – União-MT x Caxias-RS – Luthero Lopes, Rondonópolis (MT)
Domingo, 3 de outubro
15h – Moto Club-MA x América-RN – Nhozinho Santos, São Luís (MA)
15h – Guarany-CE x Campinense-PB – Junco, Sobral (CE)
16h – ABC-RN x 4 de Julho-PI – Frasqueirão, Natal (RN)
16h – Paragominas-PA x Atlético-CE – Arena Verde, Paragominas (PA)
16h – Ferroviária-SP x Esportivo-RS – Fonte Luminosa, Araraquara (SP)
——-
——-
Rio de janeiro, 21 de Setembro de 2021 Ofício nº 3729/2021
Aos Ilmos. Srs. Presidentes das Federações Estaduais de Futebol Prezados Senhores, Informamos às Federações Estaduais cujos clubes filiados estão classificados para a Terceira Fase (Oitavas de Final) do Campeonato Brasileiro da Série D, que este campeonato passará a adotar o Protocolo de Recomendações para Retorno do Público aos Estádios Competições CBF, divulgado em 12 de agosto de 2021, através do Ofício DCO 3102/2021. A aplicação do Protocolo (e consequente liberação de venda de ingressos e acesso ao público nos estádios) estará sujeita à liberação das autoridades sanitárias locais. Isto significa que os clubes envolvidos devem ter autorização dos órgãos competentes, cumprindo integralmente as exigências, além de observar as recomendações do Protocolo da CBF. Como o certame já está em fases eliminatórias (mata–mata), reforçamos que o Protocolo divulgado (especificamente no seu item “2”) estabelece critérios de competição. Sendo assim, para garantia de equilíbrio técnico, em última instância não será permitido que apenas um dos clubes, num confronto de ida e volta, possa ter público no seu estádio. Até 72h do início da primeira partida (ida) de cada um dos confrontos, os clubes envolvidos deverão informar mediante comunicado formal à DCO da CBF, através de suas respectivas Federações, se poderão receber públicos em seus estádios, bem como cada percentual de capacidade liberada. A presença de torcedores visitantes, conforme previsto no Protocolo, não será autorizada neste momento, de modo a evitar deslocamentos municipais ou interestaduais de torcidas. Sublinha–se também que torcedores seguirão sem poder circular nas Zonas 1 (Campo)
e 2 (Competições). Os estádios, aliás, devem estar aptos com laudos e certificações, como previsto em regulamento.
Uma vez mais, ressaltamos a necessidade do trabalho colaborativo entre Clubes, administradores de estádios, entes públicos, Federações e CBF, no que diz respeito à troca de informações e boas práticas para que este retorno de público seja positivo e definitivo. Quaisquer dúvidas com relação ao protocolo de saúde podem ser tiradas por e–mail no endereço: protocolo.saude@cbf.com.br. Queiram, por gentileza, transmitir aos seus filiados.
Atenciosamente,
Manoel Flores Diretor de Competições