Setembro/2021 – O longa “Os Pássaros de Massachusetts”, estreia na direção de Bruno de Oliveira, já está disponível na plataforma Amazon Prime. Durante três dias de inverno, Fernanda (Fernanda Detoni), Bruno (Bruno de Oliveira) e Sofia (Sofia Nóbrega) se encontram pelas ruas de Porto Alegre. O entrelace ocasional na vida leva os três jovens de 20 e poucos anos a descobrirem mais sobre cada um. Inédito no circuito comercial, o filme teve sua première no Festival de Cinema de Gramado em 2019. A produção é da B25 com distribuição da Elo Company.
Com uma narrativa minimalista, marcada por silêncios, texturas e muitos detalhes espalhados ao longo da história, Bruno de Oliveira constrói o universo de seus personagens. Gravado em 20 diárias, distribuídas durante quatro meses de 2018 na capital gaúcha, o longa-metragem é uma produção de baixo orçamento feita entre amigos. “Nos divertimos muito fazendo o filme, dando rolês, rindo”, relembra o diretor e ator. “E fizemos sem saber como tudo iria se encaixar para contar a história, que na verdade é um passeio por Porto Alegre e pela vida das três personagens”, resume.
Para o realizador, a capital dá o tom do filme. “É a cidade em que eu nasci, cresci e seria legal se ela fosse mais representada no audiovisual para que as pessoas daqui ou de outros lugares tivessem uma ideia do que seria uma atmosfera de Porto Alegre”, explica o diretor. O roteiro nasceu sem diálogos, que foram construídos ao longo das filmagens com um elenco de não atores. Parte da narrativa também foi construída na montagem, assinada por Leonardo Michelon. O diretor também destaca a trilha sonora original do compositor Felipe Rotta, que embala as idas e vindas dos personagens com batidas eletrônicas, arranjos inspirados na sonoridade japonesa e o uso de banjo.
Uma caminhada solitária ou acompanhada pelo parque, a simples ida a uma lancheria, conversas triviais, o cotidiano e a construção natural das relações estão entre as imagens que o diretor captura em detalhes. Na trama, Sofia acaba de passar em um mestrado nos EUA. Ela faz amizade com Fernanda que trabalha como costureira. Juntas elas conhecem o fotógrafo Bruno em uma festa. O cineasta cita o cinema de Robert Bresson, Eric Rohmer e Hong Sang-Soo como algumas das grandes influências de “Os Pássaros de Massachusetts”.
veja o clipe
Serviço
“Os Pássaros de Massachusetts” de Bruno de Oliveira
Drama | 89 min. | Brasil
Disponível na plataforma: Amazon Prime
Redes sociais: Facebook | Instagram
Classificação Indicativa: 12 anos
Palavra da crítica especializada:
“Tudo aquilo que parece aleatório ou casual em ‘Os pássaros de Massachusetts’ (2019) na realidade revela um domínio rigoroso e notável da narrativa cinematográfica por parte do diretor Bruno de Oliveira. Os fatos da trama se sucedem de maneira fluida, beirando o espontâneo, mas o que dá realmente essa impressão de leveza é a encenação precisa engendrada pelo cineasta (…) Num contexto geral, uma das mais curiosas revelações do cinema gaúcho dos últimos anos.” André Kleinert (Anti-Dicas de Cinema).
Sobre Bruno de Oliveira
Nascido em Porto Alegre (RS), Bruno de Oliveira (27) é ator, produtor, diretor e roteirista. Dirigiu vários curtas, entre eles “A Antologia de Antonio” (exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes em 2017) e “Maçãs em Fogo” (exibido no Festival de Gramado em 2018). Seus créditos incluem os longas-metragens “Os Pássaros de Massachusetts” e “Ten-Love”, lançados no Festival de Gramado em 2019 e 2020, respectivamente. Agora prepara seu próximo longa, “Dog Never Raised: Cachorro Inédito”. Estudou Economia na UFRGS e Cinema e Audiovisual na UFPel.
Créditos
Elenco: Sofia Nóbrega (Sofia), Fernanda Detoni (Fernanda), Bruno de Oliveira (Bruno), Michel Legrand (Michel), Leonardo Michelon (Cleber), Bruno Fonini (Cara do laptop) e Vicente Detoni (DJ).
Direção: Bruno de Oliveira
Montagem: Leonardo Michelon
Direção de Fotografia: Bruno de Oliveira e Deise Hauenstein
Som: Arthur Pilla e Rodrigo Bittencourt
Trilha Sonora Original: Felipe Rotta
Narrativa: Bruno de Oliveira e Leonardo Michelon
Produção: Bruno de Oliveira e Deise Hauenstein
Desenho de Som: Leonardo Michelon e Felipe Rotta
Mixagem: Ricardo Costa e Felipe Rotta