O deputado destacou que a instituição necessita de autonomia administrativa e financeira para ter mais avanços no ensino, pesquisa e extensão, como tem demonstrado em 20 anos de atuação
O deputado Dermilson Chagas (sem partido) destacou, na manhã desta segunda-feira (12/7), a importância da Universidade do Estado do Amazonas como instrumento de desenvolvimento do Amazonas, principalmente dos municípios do interior do estado, visto que a UEA está presente em todas as cidades do interior. A UEA iniciou as suas atividades em agosto de 2001
“A UEA iniciou em 2001 e já possui mais de 20 mil alunos e mais de mil professores altamente qualificados, entre mestres e doutores, e tem significativos avanços no ensino, pesquisa e extensão. Nós precisamos, como Poder Legislativo, olhar essa universidade e recorrer sempre a ela porque é na Academia que está a exatidão para resolver cada problema. O Governo do Estado que não recorre a esta instituição para subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas simplesmente fica à deriva, porque é na Academia que podemos discutir um novo modelo econômico, uma reforma tributária, um planejamento administrativo, novos caminhos para a Medicina etc. Ou seja, a universidade tem muito a contribuir”, disse o parlamentar.
Dermilson Chagas destacou que a educação proporciona a liberdade dos indivíduos. “Todos nós sabemos que a educação liberta e essa universidade trouxe a liberdade para muitos amazonenses. A UEA é um patrimônio nosso, que foi constituído pelo ex-governador Amazonino (Mendes), é a realização de pais e mães que estão vendo seus filhos entrarem na Universidade e encontrarem uma oportunidade para um melhor futuro”.
As declarações foram feitas durante a sessão especial híbrida em homenagem aos 20 anos de atuação da UEA, proposta pela deputada Therezinha Ruiz (PSDB). A sessão especial foi realizada no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), tendo como presidente da sessão o deputado Dermilson Chagas.
Sem interferência política
Dermilson Chagas destacou que a UEA está se consolidando como instituição de ensino superior de excelência em várias áreas do conhecimento científico e que desenvolve relevantes trabalhos de pesquisa, programas e projetos que contribuem para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Amazonas. Por essa razão, o parlamentar ressaltou que a instituição não pode ter influência política.
“A Universidade não é uma secretaria de governo, é um lugar de ensino e pesquisa, e a pesquisa contraria o político, a pesquisa contraria a falácia. Por isso, ela precisa ter a sua autonomia administrativa para selecionar o quadro profissional apropriado para o seu crescimento e desenvolvimento. Não podemos ficar refém de qualquer gestor. Ela também precisa da sua autonomia financeira para ter acesso a recursos para desenvolver mais programas e projetos e formar alunos ainda mais capacitados”, comentou Dermilson Chagas.
FOTO E IMAGENS: MÁRCIO GLEYSON
EDIÇÃO DE ÁUDIO E IMAGENS: LEONARDO MANCINI
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO DEPUTADO DERMILSON CHAGAS: GUILHERME GIL E KELRIANE COSTA