republicado de https://canaltech.com.br/
Oi, gente! Hoje eu vim falar sobre uma curiosidade. Já imaginaram por que os teclados que usamos para digitar seja no celular, tablet ou computador não começam pela ordem alfabética? Hoje em dia até existem teclados nesse formato, mas, por que será que eles não são tão populares? 🤔
Será que é por conta de estilo ou padrão? Ficou na dúvida? Dá só uma olhadinha nessa matéria! 😉
E agora? Por que as letras do teclado não seguem a ordem alfabética?
Gente, vamos lá! Essa história começa lá nas teclas das famosas “Máquinas de escrever”, também conhecidas como “Máquinas datilográficas”. Elas foram os primeiros equipamentos mecânicos com teclas que eram ótimos instrumentos para escrever rapidamente no papel. 📃
Nessas máquinas foi onde surgiu o padrão conhecido como “Qwerty” que é o que a gente usa até hoje no Brasil em todos os tipos de teclados, sejam físicos ou virtuais.
Esse padrão foi desenvolvido reunindo em pares as letras mais usadas quando digitamos. A ideia era que ele fosse um jeito mais confortável e mais prático de digitar usando às duas mãos. Ele se chama “Qwerty” por conta das primeiras seis letras que foram colocadas em seu layout. Esse padrão também existe em outros países com leves alterações entre os estilos das línguas como nos teclados Norte Americanos, por exemplo.
Assim, desde a chegada das “Máquinas de escrever” no Brasil, esse formato foi ficando muito popular. Ah! E sabia que lá nos anos 90 as pessoas costumavam fazer cursos de datilografia para aprender a digitar com facilidade? Era bem importante ter isso no currículo.
Hoje em dia, é interessante ver como as pessoas estão aprendendo a digitar com mais naturalidade. Afinal, na era digital temos teclados de sobra, né? Seja no trabalho, nas redes sociais ou estudando no computador. As pessoas estão digitando cada vez mais todos os dias.
Prontinho! Agora você sabe de onde vem o padrão de teclas do teclado. Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos.