Mesmo com a crise econômica intensificada pela pandemia, as vendas de veículos elétricos no Brasil mais que dobraram no 1º semestre de 2020. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), a demanda por automóveis de passeio e veículos de transporte leves eletrificados aumentou 221% nos seis primeiros meses do ano, com a venda de 7.568 unidades. Em comparação, as vendas gerais de automóveis caiu mais de 38% nesse mesmo período no mercado nacional.
O Metrópoles fez um balanço sobre o crescimento do segmento elétrico na indústria automotiva brasileira. Ainda que o país esteja distante de outros mercados desse tipo no exterior, especialmente da Europa e dos EUA, a demanda por carros elétricos está crescendo em função de preocupações ambientais e do custo-benefício interessante que alguns destes modelos oferecem para os motoristas. Outro exemplo do avanço do segmento elétrico no mercado brasileiro foi destacado pelo UOL: o beepbeep, 1º serviço de compartilhamento de carros elétricos funcionando atualmente nas cidades aeroportuárias de Guarulhos e Campinas (SP) e que planeja expandir suas operações.
Mas nem tudo são rosas para os veículos elétricos. Também no UOL, Rafaela Borges assinalou alguns dados que dificultam o avanço do segmento no Brasil: falta de incentivos governamentais e a popularidade dos modelos flex, que circulam com gasolina e etanol.