50 chefes de Estado irão ao funeral do papa Francisco no Vaticano

0
2


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

O funeral do papa Francisco, que será realizado no sábado (26), vai reunir 50 chefes de Estado e 10 representantes da realeza no Vaticano. A Santa Sé anunciou que 130 delegações estrangeiras  confirmaram presença. O funeral acontecerá neste sábado (26) às 10h, no horário local (5h de Brasília), com forte esquema de segurança.

Entre os chefes de estado, estão Javier Milei, presidente da Argentina, país onde nasceu o papa, Lula e Donald Trump. O presidente Milei, em sua manifestação sobre a morte do papa, chegou  a mencionar as diferenças ideológicas entre os dois.

Em uma publicação nas redes sociais, Milei afirmou que “apesar de diferenças que hoje parecem menores, ter podido conhecê-lo em sua bondade e sabedoria foi uma verdadeira honra para mim. Como Presidente, como argentino e, fundamentalmente, como um homem de fé, despeço-me do Santo Padre e me solidarizo com todos que hoje recebem essa triste notícia”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve uma relação próxima com Francisco, embarcou às 22h da quinta-feira (24) para Roma. Representantes dos Três Poderes estão na comitiva de Lula: o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP).

Lula e Janja confirmaram presença no funeral do papa (Foto: Divulgação)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também estará presente. Trump embarca nesta sexta-feira (25) para Roma, ao lado da esposa e primeira-dama Melania Trump.

Dos líderes europeus, comparecerão o presidente francês Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, o chanceler alemão Olaf Scholz e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. O príncipe William, do Reino Unido, vai representar o pai, rei Charles 3º,

Zelensky chegou a propor encontro com Trump durante o funeral de Francisco. “No Vaticano, gostaríamos (de nos encontrar com Trump), estamos prontos”, disse Zelensky. No início deste ano, Trump e Zelensky tiveram uma reunião tensa na Casa Branca, onde o presidente dos EUA acusou o líder ucraniano de ser ingrato.

Papa será enterrado fora do Vaticano

Francisco pediu para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, sendo o primeiro em cerca de 100 anos a ser sepultado fora do Vaticano.

O Vaticano também anunciou nesta quinta-feira (24) que um grupo de pobres e necessitados estará presente nos degraus que levam à Basílica papal de Santa Maria Maggiore para prestar a última homenagem ao papa Francisco antes da sepultura do caixão. O comunicado da Santa Sé reforça que “os pobres ocupam um lugar privilegiado no coração de Deus” e de Francisco.



Fonte: ICL Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui