sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURA20 de novembro - Dia da Consciência Negra, o que Zumbi dos...

20 de novembro – Dia da Consciência Negra, o que Zumbi dos Palmares tem para nos ensinar sobre essa data?

 

O 20 de novembro foi escolhido para a data por fazer referência ao dia em que Zumbi dos Palmares foi morto. O líder do Quilombo de Palmares, se tornou símbolo de resistência e preservação dos costumes africanos dos escravos que conseguiam vencer o cativeiro.

20 de novembro - Dia da Consciência Negra, o que Zumbi dos Palmares tem para nos ensinar sobre essa data?

 

Embora vejamos com muita frequência que “comemoramos” o dia da consciência negra em 20 de novembro, a data na verdade é muito mais motivo de reflexão do que de qualquer celebração. Trata-se de um chamamento para que a sociedade brasileira volte sua atenção para a contribuição dos negros na construção da nossa nação.

material republicado de Estuda.com

 

A data da morte de Zumbi dos Palmares, surgiu de debates acadêmicos em que movimentos negros demandavam uma dia para reflexão e  conscientização sobre a história dos povos que realmente construíram a sociedade brasileira.  Ao mesmo tempo, esses debates questionavam a legitimidade do 13 de maio, data em que foi abolida a escravatura. Afinal, seria uma data símbolo de um ciclo tão doloroso, algo bom para o despertar da consciência? Vale lembrar que apesar de libertos, os agora ex-escravos não receberam nenhum amparo do Estado e acabaram ficando a margem da sociedade em politicas públicas, respeito, inclusão e valorização social até atualmente, momento em que o debate racial continua extremamente necessário e importante.

Zumbi, sem dúvida alguma, é um dos grandes heróis do Brasil, filho de negros que foram escravizados, ele foi o último líder do “quilombo dos palmares” o maior e mais duradouro quilombo da história do Brasil.

Zumbi resistiu bravamente por quase vinte anos a frente do quilombo, até que foi morto em 20 de novembro de 1695, entrando para história como o maior símbolo da luta dos escravos pela liberdade e mais tarde como ícone negro na luta contra o rascismo.

Porque falar sobre Consciência Negra? 

O dia da consciência negra é importante pois a sociedade brasileira volta sua atenção ao segmento social e populacional mais atingido pelas mazelas crônicas do país, como: fome, violência, desigualdades sociais e econômicas. E tudo isso como resultado de quatrocentos anos de atrocidades que marcaram o violento processo de escravidão no Brasil.

Assim como em movimentos oriundos dos Estados Unidos (Black Lives Matter, Black is Beautiful) e Sul Africanos, o dia da consciência negra carrega não a leveza de uma comemoração, mas o peso da necessidade de reflexão de toda sociedade. Serve para chamar a atenção para um problema que ainda está bem longe de acabar e precisa de ações incondicionais de todas as esferas da sociedade para ser diluído e finalmente se tornar passado.

 

Vivemos em um mundo de disputas de espaços e de disputas políticas. Nossa sociedade é marcada pela desigualdade socio-econômica, produto de quatro centenas de anos em que a população negra foi roubada de si, violentada e no final do processo, abandonada pelo poder público. O dia da consciência negra é acima de tudo sobre ouvir o que a maioria da população brasileira tem a dizer. Somos um país de maioria negra e fechar os olhos para isso é fechar as portas para nossa identidade. Devemos amplificar a voz dos movimentos negros e reconhecer o pertencimento daqueles que construíram nossa nação.

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img