Amazon Eco Driver conscientiza profissionais sobre Cooperativismo

0
249

Convidar, explicar e fortalecer. Missão dos profissionais dos aplicativos !

A cooperativa Amazon Eco Driver(AED), realizou na noite dessa terça-feira, na sua sede, localizada no bairro Alvorada 01, em frente ao SPA, a primeira reunião com lideranças dos grupos organizados de motoristas de aplicativos de Manaus. Pelo menos 10 representantes de associações participaram e tiveram a oportunidade de entender um pouco mais sobre cooperativismo e as vantagens de fazer parte de um coletivo representativo da categoria. “Foi um momento importante para o reinicio do trabalho da cooperativa, porque muitos colegas de trabalho sabem que a Cooperativa existe, mas não sabem como funciona e principalmente a força de uma representatividade coletiva”, Silvio Maia, presidente da Amazon Eco Driver.

Além de todos os serviços já divulgados aos motoristas pelas redes sociais, como plano de assistência medica, odontológica e contábil, serviço de guincho 24h, convenio com autopeças, oficinas, lojas de materiais de construção, farmácia, desconto na contratação de empresa de rastreamento entre outros, foi anunciado e detalhado o acordo feito com o escritório de advocacia ARAUJO & OLIVEIRA, na presença dos advogados Nayane Marques Araújo e  Cleber de Oliveira Lima, que assinaram na ocasião um contrato de cooperação com a cooperativa Amazon Eco Driver, para toda a assistência Jurídica necessária aos profissionais de transportes que fazem parte da AED.


Dentre as maiores dificuldades  vivenciadas pelos profissionais  estão o assédio por parte dos passageiros e principalmente as desabilitações arbitrárias por parte dos aplicativos (Uber e 99), o que gera insegurança no sistema, pois o motorista pode ser impedido de “faturar” sem ter o direito de se defender. “Precisamos desse apoio jurídico. Quem sabe coloquemos fim as arbitrariedades dos aplicativos, que nem sequer nos atendem quando nos suspendem ou nos desligam”, diz a motorista Talita Ribeiro, no ramo há dois anos.

O intuito da direção da cooperativa em reunir com as lideranças é iniciar o trabalho de conscientização de todos os motoristas de Manaus quanto à força que a categoria tem, mas que não usa, por falta de conhecimento e de organização. “Acreditamos que ser bem informado é a maior contribuição que nós cidadãos podemos dar à sociedade. É assim também no ambiente profissional e levar esses conhecimentos aos motoristas, de como a união da categorias pode fazer a diferença para melhor, é nossa missão”, afirmou Silvio Maia.

“Se atuarmos coletivamente, nós é que determinaremos tarifas e outras situações,não um aplicativo que é baseado a milhares de quilômetros de Manaus. Precisamos fortalecer nossas alternativas, como os motoristas de outras cidades já fizeram. Quando a uber e a 99 iniciaram as atividades em Manaus, as tarifas de corridas nos davam lucro e a gasolina custava menos de três reais. Hoje tem viagem de quatro reais, o mesmo valor de um litro de combustível. Só nós , unidos podemos mudar isso, e a cooperativa é o único caminho”, finalizou um dos diretores da cooperativa e líder da equipe Lobos, Thiago Rodrigues.

Participaram da reunião, representantes da Lobos, Apoena, Intencions Driver, Gaditas Driver Club, Grupo do Bolato, Tubarões e Caveiras Driver. A partir do dia 09 de setembro, pelo menos uma vez por semana, um novo grupo de profissionais será convidado a participar das reuniões.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui