No próximo domingo, as 10h da manhã, será realizado o Campeonato Amazonense 2020 de Power Lifting.
O local da competição é no bairro aleixo, rua Severiano nunes, numero 222-A.
Informações:993241771
————————–
O powerlifting é um desporto de força, cujo objetivo do atleta é levantar o maior peso possível em cada um dos movimentos pelos quais este desporto é composto; o movimento de agachamento, supino e o peso morto.
O powerlifting foi oficialmente reconhecido como um desporto em 1960, e em 1973 foi fundada a sua primeira federação internacional a IPF – International Powerlifting Federation.
Desde essa época que o desporto tem estado em constante evolução, tanto em relação às diversas técnicas aplicadas no universo raw, como no uso de equipamentos que permitem que os atletas equipados efetuem o levantamento de cargas cada vez maiores.
Modalidades e Especialização
Este desporto pode ser realizado nas modalidades equipada e não-equipada.
✓ Competições sem equipamento – Raw (é a expressão normalmente usada em referência aos atletas não equipados)
Apenas é permitido o uso de um cinto com o tamanho máximo de 10cm e 13mm de espessura e ligaduras nos pulsos. Dependendo da federação poderá ainda ser permitido o uso de ligaduras nos joelhos.
✓ Competições com Equipamento
Nesta modalidade os atletas podem recorrer ao uso de equipamentos que permitem o levantamento de cargas consideravelmente maiores.
Tendo em conta a composição dos equipamentos os atletas podem ser designados por single-ply quando o equipamento é composto por camadas simples ou multi-ply no caso de camadas múltiplas.
✓ Especialização
É dado aos atletas a possibilidade de competirem nos três movimentos, ou de se especializarem nos movimentos de supino e/ou peso morto.
Regras e Competição
Todas as competições oficiais adotam o sistema de rounds.
Os atletas da mesma categoria de peso são organizados em grupos e todos os eles dispõem de três tentativas de levantamento no movimento de agachamento, seguidamente no supino e terminam com o movimento de peso morto.
Inicia-se a competição com o atleta que tenha pedido o peso mais leve na barra e termina-se como pedido de peso mais pesado. Uma vez feito o primeiro levantamento, todos os atletas deverão comunicar à mesa qual será o peso da sua próxima tentativa.
Os vencedores são determinados pela soma total dos três movimentos mediante um índice que relaciona o peso levantado pelo atleta com o peso corporal.
Categorias de Peso
✓ Masculino: Até 52 kg (somente sub-júnior/júnior), 56 kg, 60 kg, 67,5 kg, 75 kg, 82,5 kg, 90 kg, 100 kg, 110 kg, 125 kg, 140 kg e acima de 140kg
✓ Feminino: Até 44 kg (somente sub-júnior/júnior), 48 kg, 52 kg, 56 kg, 60 kg, 67,5 kg, 75 kg, 82,5 kg, 90 kg e acima de 90 kg
Regras para Validação dos Movimentos
✓ Agachamento
Após a ordem do juiz, o atleta deverá agachar até que as ancas fiquem abaixo da linha do joelho, formando no mínimo um ângulo de 90°, na finalização do movimento o atleta deverá reerguer-se até a posição inicial ficando com joelhos completamente estendidos.
✓ Supino
Após retirar a barra do suporte, o atleta deverá aguardar a ordem do juiz, e então descer a barra até tocar nos músculos do peitoral, aguardar novamente a ordem do juiz e iniciar o movimento ascendente, reerguendo a barra até que os braços estejam totalmente estendidos e retornando-a ao suporte.
✓ Peso morto
O atleta deve posicionar-se, agarrar e elevar a barra até que as suas pernas e costas estejam completamente eretas e na posição vertical.
Aguardar a ordem juiz e somente após essa ordem deve regressar à posição inicial pousando a barra no chão de forma controlada.
Nota: O não comprimento destas regras resulta em movimento nulo. Caso o atleta não valide um único movimento fica automaticamente desqualificado e impedido prosseguir com a competição nos movimentos seguintes.
Conclusão
Embora os movimentos executados no powerlifting sejam a base de todos os exercícios usados pelos praticantes de musculação, o objetivo do treino do powerlifter visa não somente a hipertrofia muscular, mas também todas as adaptações necessárias para o aumento da força máxima.