Início BRASIL TSE não encontra novas fake news em canal do ‘exército de Lula’...

TSE não encontra novas fake news em canal do ‘exército de Lula’ que Kassio mandou derrubar

0


 

 

Por Cleber Lourenço

 

A área técnica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não encontrou novas publicações que reproduzissem as supostas notícias falsas usadas pela campanha de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para pedir a derrubada do canal “Exército do Lula”, administrado pelo deputado André Janones (Avante-MG). O relatório, juntado aos autos na manhã desta segunda-feira (12), reforça os questionamentos sobre a falta de elementos concretos para justificar a suspensão integral do canal, determinada pelo presidente da Corte, ministro Nunes Marques.

A conclusão consta de um documento de 21 páginas elaborado pela Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, que examinou publicações realizadas entre 2 e 11 de outubro. A equipe não identificou a reprodução das afirmações investigadas, embora tenha constatado a existência de uma estrutura organizada de mobilização política.

“Quanto à circulação de conteúdos idênticos ou substancialmente equivalentes, não foram localizadas, entre as publicações do canal no período de 2 a 11 de outubro de 2026, reproduções das afirmações examinadas nos autos”, afirma o relatório.

O documento foi juntado ao processo às 9h48 desta segunda-feira, depois que Nunes Marques determinou, à 1h10 da madrugada, o encaminhamento dos autos à assessoria técnica. A consulta que fundamentou a análise havia sido realizada no domingo (11).

O resultado chama atenção porque a suspensão do canal foi determinada antes da apresentação dessa avaliação especializada. A medida, posteriormente revertida pelo corregedor-geral eleitoral, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, atingiu uma estrutura de comunicação política que reunia aproximadamente 3,3 milhões de seguidores.

Pedido de Flávio não demonstrou necessidade de derrubar todo o canal

A reclamação administrativa apresentada pela campanha de Flávio em 10 de outubro pediu que o WhatsApp suspendesse o “Exército do Lula” em até duas horas. A solicitação também pretendia impedir Janones de administrar ou criar outros canais até a homologação do resultado do segundo turno das eleições.

Para justificar a medida, os advogados do candidato reuniram registros de publicações anteriores, principalmente de setembro, e citaram decisões da Justiça Eleitoral que haviam determinado a remoção de conteúdos específicos.

Entre os episódios mencionados estavam afirmações sobre Nossa Senhora Aparecida, supostas ligações de Flávio com milícias e propostas envolvendo aposentadorias, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família.

A existência dessas decisões, porém, não demonstra automaticamente que todo o canal devesse ser suspenso. O pedido da campanha não apresentou comprovação de que a totalidade das atividades do “Exército do Lula” fosse irregular nem demonstrou concretamente por que a retirada das publicações questionadas seria insuficiente para impedir eventuais violações.

Essa é a principal fragilidade da solicitação: a campanha utilizou episódios específicos para pedir uma restrição geral, capaz de impedir a circulação de qualquer conteúdo pelo canal, inclusive publicações sem relação com as acusações investigadas.

A própria petição reconhecia que parte das mensagens questionadas havia sido apagada antes da apresentação do pedido. Ainda assim, a defesa de Flávio sustentou que a suspensão integral seria necessária para evitar a continuidade da disseminação de desinformação.

O relatório posterior do TSE não confirmou essa continuidade em relação às afirmações examinadas nos autos durante o período analisado.

Área técnica identificou mobilização, não reincidência das acusações

O documento assinado por Frederico Franco Alvim, assessor especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, identificou orientações centralizadas para mobilizar seguidores, compartilhar publicações e impulsionar conteúdos em outras plataformas.

A assessoria registrou, por exemplo, mensagens que orientavam participantes a curtir e compartilhar vídeos antes mesmo de assisti-los, com o objetivo declarado de ampliar seu alcance nas redes sociais.

Também constatou o crescimento acelerado do canal, que passou de cerca de 55 mil para 3,3 milhões de seguidores em aproximadamente seis dias.

Esses elementos, segundo a equipe técnica, indicam capacidade de propagação acelerada de conteúdos. Não comprovam, entretanto, que as publicações investigadas continuassem sendo reproduzidas.

O próprio relatório distingue a estrutura de mobilização da divulgação das afirmações questionadas. Ao tratar da atuação coordenada, registra que, no período examinado, não foi verificada a difusão das acusações que haviam motivado o procedimento.

A assessoria também reconheceu limitações na apuração. A consulta foi feita com base em conteúdos públicos disponíveis em 11 de outubro e não incluiu a transcrição integral de todos os vídeos e áudios. Além disso, parte das mensagens originais de setembro havia sido apagada.

Isso significa que a análise não elimina a possibilidade de irregularidades anteriores, mas tampouco oferece confirmação de novas reproduções das afirmações investigadas nos dias que antecederam a suspensão.

Suspensão atingiu milhões de seguidores a duas semanas da eleição

A dimensão da medida determinada por Nunes Marques é um dos pontos centrais da controvérsia. Em vez de atingir apenas publicações específicas, a suspensão impediu o funcionamento de um canal inteiro, utilizado para mobilizar eleitores e divulgar conteúdos favoráveis à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O pedido da campanha de Flávio ia além: pretendia impedir que Janones criasse ou administrasse novos canais até a homologação do resultado eleitoral.

A restrição foi determinada em plena campanha do segundo turno, marcado para 25 de outubro, quando a comunicação digital se tornou uma das principais frentes da disputa presidencial.

A decisão acabou revertida pelo corregedor-geral eleitoral, Ricardo Villas Bôas Cueva, mas o relatório técnico acrescenta um elemento à discussão sobre a proporcionalidade da medida: a própria estrutura especializada do TSE, acionada para examinar o caso, não identificou a repetição das afirmações investigadas no período analisado.

A questão não é se a Justiça Eleitoral pode determinar a retirada de conteúdos comprovadamente irregulares. É se decisões sobre publicações específicas, somadas à existência de uma rede organizada de mobilização política, seriam suficientes para justificar a suspensão preventiva de toda uma estrutura de comunicação eleitoral.

Até aqui, os documentos examinados não demonstram de maneira concreta por que uma medida dessa amplitude seria indispensável.





ICL Notícias

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile