Artesãos e empreendimentos da capital e interior participam da “Black Friday”
Os empreendedores do Shopping do Artesanato e Economia Solidária do Amazonas começaram a semana movimentando as vendas com descontos que vão de 10% a 50%, em diversos produtos. O local, que funciona na zona centro-sul de Manaus, aderiu aos preços baixos e criou uma versão da Black Friday que iniciou nesta segunda (25) e segue na terça-feira (26/11), observando a época das festas de final de ano, em que a busca pelos presentes se intensifica.
Entre as peças comercializadas, é possível encontrar artesanato produzido tanto na capital quanto no interior do Amazonas, de municípios como São Gabriel da Cachoeira, Parintins e Tabatinga. A secretária ressalta que os artesãos ainda não vinculados à Sedecti podem procurar a secretaria.
“Eles têm que vir aqui fazer o cadastro, tirar a carteira genuína de artesão, passar por um procedimento técnico. Nós expedimos a carteira e eles já fazem parte da nossa lista. Com isso, todas as vezes que temos as nossas feiras nacionais, locais e internacionais, fazemos um chamamento, uma curadoria, e todos eles têm a possibilidade de participar”, frisou Neila Azrak.
“Eu tenho uma expectativa de 40% (de aumento), entre vendas e encomendas. Aqui na loja a gente trabalha voltado para cama, mesa e banho. Aceitamos encomendas, fora alguns produtos que fazemos por criatividade nossa mesmo”, afirma Dinorah, frisando que as promoções também motivam os empreendedores. “É bem vantajoso e estimulante, porque às vezes a gente fica com o produto parado e fica sem ideias do que fazer, como vender ou onde vender, com um preço mais acessível”, destaca.
Itens regionais – Entre os produtos mais procurados por amazonenses e turistas, estão as biojoias. Em uma das lojas do Shopping do Artesanato, é possível encontrar peças fabricadas em prata e matérias-primas regionais por preços a partir de R$ 30.
“A gente trabalha várias vezes com promoções. Dia dos Namorados também a gente faz promoções, e aqui a nossa Black Friday vai até o final de dezembro. Hoje (25) e amanhã (26/11) tem 10% e 20% de desconto nas peças. Nós usamos nas nossas biojoias prata, semente de tucumã, ouriço de castanha, babaçu e palha de arumã”, disse a proprietária, Luana Brenches.
A venda de artesanato é uma estratégia de fomento implantada pelo Governo do Amazonas, que tem o Shopping do Artesanato e Economia Solidária como principal vitrine fixa de exposição para os trabalhos dos artistas, e que conta ainda com o apoio para participação dos artistas em eventos da área. A estratégia garantiu vendas e encomendas de 68.737 peças e produtos no período. Dentre essas peças, 27.950 foram comercializadas e encomendadas no shopping, representando 40% do total.
O Shopping do Artesanato e Economia Solidária do Amazonas fica na Galeria +, localizada na avenida Djalma Batista, 1.018, Chapada, zona centro-sul. O espaço funciona das 10h às 18h, de segunda-feira a sábado.
FOTOS: Bruno Zanardo/Secom