Shopping do Artesanato e Economia Solidária realiza dois dias de promoções com até 50% de desconto

0
217

 

Artesãos e empreendimentos da capital e interior participam da “Black Friday”

Os empreendedores do Shopping do Artesanato e Economia Solidária do Amazonas começaram a semana movimentando as vendas com descontos que vão de 10% a 50%, em diversos produtos. O local, que funciona na zona centro-sul de Manaus, aderiu aos preços baixos e criou uma versão da Black Friday que iniciou nesta segunda (25) e segue na terça-feira (26/11), observando a época das festas de final de ano, em que a busca pelos presentes se intensifica.

Todas as 87 lojas do shopping oferecem descontos nos mais variados produtos. “Isso foi feito para fazer o chamamento das pessoas, para eles virem aqui, conhecer o artesanato, economia solidária e todos os produtos que estão nessa grande promoção. É uma variedade enorme, bolsas, tem sapatos, tem sandálias customizadas, material para sua casa, de Natal, cama, mesa e banho, almofadas, coisas belíssimas. Fora o nosso artesanato, que são lindíssimas peças para dar de presente de Natal”, pontuou a secretária executiva da Secretaria de Estado, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Neila Azrak.

Entre as peças comercializadas, é possível encontrar artesanato produzido tanto na capital quanto no interior do Amazonas, de municípios como São Gabriel da Cachoeira, Parintins e Tabatinga. A secretária ressalta que os artesãos ainda não vinculados à Sedecti podem procurar a secretaria.

“Eles têm que vir aqui fazer o cadastro, tirar a carteira genuína de artesão, passar por um procedimento técnico. Nós expedimos a carteira e eles já fazem parte da nossa lista. Com isso, todas as vezes que temos as nossas feiras nacionais, locais e internacionais, fazemos um chamamento, uma curadoria, e todos eles têm a possibilidade de participar”, frisou Neila Azrak.

 

Itens natalinos – A artesã Dinorah Carvalho, que há seis meses está instalada no Shopping do Artesanato, aproveita o final do ano para investir na temática natalina, na produção das peças. Ela conta que espera aumentar as vendas durante os dois dias de promoção.

“Eu tenho uma expectativa de 40% (de aumento), entre vendas e encomendas. Aqui na loja a gente trabalha voltado para cama, mesa e banho. Aceitamos encomendas, fora alguns produtos que fazemos por criatividade nossa mesmo”, afirma Dinorah, frisando que as promoções também motivam os empreendedores. “É bem vantajoso e estimulante, porque às vezes a gente fica com o produto parado e fica sem ideias do que fazer, como vender ou onde vender, com um preço mais acessível”, destaca.

Itens regionais – Entre os produtos mais procurados por amazonenses e turistas, estão as biojoias. Em uma das lojas do Shopping do Artesanato, é possível encontrar peças fabricadas em prata e matérias-primas regionais por preços a partir de R$ 30.

“A gente trabalha várias vezes com promoções. Dia dos Namorados também a gente faz promoções, e aqui a nossa Black Friday vai até o final de dezembro. Hoje (25) e amanhã (26/11) tem 10% e 20% de desconto nas peças. Nós usamos nas nossas biojoias prata, semente de tucumã, ouriço de castanha, babaçu e palha de arumã”, disse a proprietária, Luana Brenches.

Potencial econômico – De acordo com informações da Sedecti, o artesanato do Amazonas registrou, no período de janeiro a setembro de 2019, o valor de R$ 1.311.266,25 em comercialização e encomenda de produtos artesanais do estado, em atividades realizadas em Manaus, no interior e em eventos nacionais e internacionais.

A venda de artesanato é uma estratégia de fomento implantada pelo Governo do Amazonas, que tem o Shopping do Artesanato e Economia Solidária como principal vitrine fixa de exposição para os trabalhos dos artistas, e que conta ainda com o apoio para participação dos artistas em eventos da área. A estratégia garantiu vendas e encomendas de 68.737 peças e produtos no período. Dentre essas peças, 27.950 foram comercializadas e encomendadas no shopping, representando 40% do total.

O Shopping do Artesanato e Economia Solidária do Amazonas fica na Galeria +, localizada na avenida Djalma Batista, 1.018, Chapada, zona centro-sul. O espaço funciona das 10h às 18h, de segunda-feira a sábado.

 

FOTOS: Bruno Zanardo/Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui