Representante em campo, representante na Câmara. Conheça a história do legítimo amazonense, que quer fazer a diferença na vida das comunidades em Manaus.

0
249

Quando treinava para ser um goleador do time do Nacional Futebol Clube, Ronaib Cardoso da Silva, nascido e criado na zona sul de Manaus, no bairro Petrópolis, nunca imaginou que ao invés de ser atacante seria um defensor, posição na qual se consagrou. Mas assim que foi designado como tal,  tratou de se adequar e passou a utilizar as habilidades treinadas no ataque, para ser um habilidoso zagueiro do futebol amazonense.

Casado ha 27 anos, , pai de cinco filhos, formado em educação física e intimamente atraído pelos resultados sociais obtidos pelos esportes, especificamente o futebol e que sempre representou os colegas de time nos  clubes onde jogou,  mesmo que não estivesse com a faixa de capitão.  Normalmente o primeiro a se manifestar nas reuniões, preleções, treinamentos. Assim ele passou a ser visto como líder. “Herdei do meu pai a insatisfação com o que não é justo. Aprendi com ele a defender os que precisam. Sempre fui assim e nem percebia. É natural”, explica o craque, que reverencia a família. ” A minha familia é tudo. Acredito que todos devemos valorizar e priorizar nossas familias”, enaltece.

E é assim, que o professor de educação física, com uma vasta experiência entre as quatro linhas dos campos de futebol, assumiu a responsabilidade de representar uma parte da população que clama por mais ética e mais eficiência na Câmara Municipal de Manaus. Ao invés de simples coadjuvante da administração municipal (Prefeitura de Manaus), quer ser um vereador de verdade, que questiona, fiscaliza e enfrenta o que está errado em nome do povo.

Para quem não conhece esse é o novo desafio do ídolo Ney Junior, que fez história no futebol  defendendo diversas equipes como Nacional, Fast Clube, São Raimundo, Cepe Iranduba, Rio Negro, Nilton Lins, Atlético Roraima (RR) e  Sampaio Correia (MA),   dá uma guinada nos seus objetivos e tenta uma das 41 vagas nas eleições de 2020. “Tenho a plena consciência do desafio, assim como os demais 1.300 candidatos. Tanta gente se candidatando significa que as coisas precisam melhorar, tanto nas comunidades, quanto na Câmara Municipal de Manaus”, justifica Ney.

Profissional da Educação, Ney Junior quer repassar todos os conhecimentos que adquiriu em mais de 20 anos como profissional do esporte no trabalho comunitário, junto à juventude e aos idosos. “É triste andar pelas comunidades, em qualquer bairro, e os espaços esportivos estarem sendo mal

aproveitados e quando não, tomados pela marginalidade. Nossas crianças e adolescentes  não tem orientação, não tem espaço, a educação é ruim… qual vai ser o futuro dessas pessoas?”, questiona. “Eu tive o privilégio de Jogar profissionalmente ao lado do meu filho. Isso só foi possivel pelo esporte”, relembra.

Por outro lado, as pessoas mais velhas, que precisam de uma melhor qualidade de vida, também padecem de local adequado e de orientação. “Há alguns anos víamos em diversos lugares os idosos se exercitando, com um profissional orientando. Hoje acabaram com todos os projetos. É cada um por si e os ambulatórios e hospitais cheios de pessoas idosas, por causa da falta de atividade física”, esclarece. “Acabaram com a secretaria de esportes. Primeiro transformaram num cabide de empregos e depois acabaram. É um absurdo”, desabafa Ney Junior 20 .133.

Ex-atleta, irmão de ex-atleta e pai de atleta. Ney Junior acredita no Esporte como uma oportunidade de melhoria de vida, o que não vem ocorrendo no Amazonas. ”Quantos talentos já se perderam por falta de oportunidade e orientação aqui em Manaus ? Quem já jogou fora, como eu, percebe que Manaus tem muitos craques e que isso poderia ser aproveitado pelas famílias, pelas comunidades. Mas só pensam em festa e não investem na base. Vamos lutar para mudar esse quadro. Nossa juventude é talentosa e podemos tirar proveito disso, tanto socialmente quanto economicamente. Imagina Manaus com um ou dois times na segunda ou primeira divisão do Futebol Brasileiro. É possível, mas é preciso mudar o pensamento sobre o Desporto Comunitário”, enfatiza.

No dia 15 de novembro, na escolha dos representantes da população, Ney Junior quer ser a opção de voto para quem acredita na educação e nos esportes. “Não existe outro caminho se não for pela educação e pelos esportes. Não existe sociedade equilibrada, famílias equilibradas, cidadãos equilibrados sem educação. A Sociedade moderna exige educação e o Esporte é a melhor ferramenta educacional que existe. Vamos lutar por uma Manaus melhor”, finalizou Ney Junior 20.133 .

 

Galeria de fotos de Ney Junior.. Clique aqui e veja
https://web.facebook.com/ney.junior.16/photos

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui