PIABODROMO DE BARCELOS PODE NÃO FICAR PRONTO PARA O FESPOB, QUE POR LEI DEVE SER REALIZADO NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA DE JANEIRO.

0
953

Barcelos é a terra do peixe ornamental e justamente por isso, desde 1994, tradicionalmente no último fim de semana de janeiro, é realizado o Festival do Peixe Ornamental de Barcelos – FESPOB.      É durante a principal festa da cidade que as agramiações Acará-Disco e Cardinal disputam o titulo de rei das águas.

O evento, normalmente, tem atividades na praia Grande, localizada a frente da sede do município e também no Centro Cultural e Esportivo Mariuá, o Piabodromo.

O Piabodromo foi construído em meados dos anos 90, primeiramente com arquibancada de madeira, mas já em seu segundo ano as arquibancadas foram feitas em concreto. Desde então, o local onde são realizados os principais eventos barcelenses, inclusive o festival dos peixes,  sofreu pouquíssimas reformas e já se apresenta diversos pontos com problemas, o que compromete todo o local , inviabilizando por medida de segurança, a realização do Fespob, uma das maiores festas culturais do Amazonas.

Infelizmente, pela falta de priorização nos investimentos e compromisso com a cultura barcelense, o FESPOB vem perdendo força com o passar dos anos. Hoje atrai poucos turistas e tem sua movimentação feita basicamente por barcelenses que moram em outras cidades, que se esforçam e se programam para estar em Barcelos no último fim de semana de janeiro para o festival.

o concreto lançado precisa de tempo curto para secagem e tempo extra para a curagem da estrutura.

saiba mais sobre secagem e cura de concreto clicando aqui

A partir de 2022 a prefeitura de Barcelos passou a receber investimentos do Governo Federal para investir na reforma e ampliação do Piabodromo. Segundo um vídeo publicado pelo Prefeito Edson Mendes em 22 de março de 2023, exatamente nessa data foram iniciadas as obras do “Novo Piabódromo”.   Nesse mesmo video um  “Novo Piabodromo”  apresentaria um espaço ampliado denominado Cidade dos Peixes, que contemplaria uma area dedicada exclusivamente aos peixes, com 15 camarotes, espaço para confecção de alegorias, local para venda de artesanato, cultura indígena, café da manhã, enfim, um espaço para difundir a cultura de Barcelos.

Em 8 de dezembro de 2022, o prefeito Edson Mendes, um dos turistas que visita a cidade de vez em quando,  prometeu o Fespob 2023 em um novo Piabodromo, com direito a cadeiras cativas cobertas, 27 camarotes, arquibancadas e pisos novos, palco fixo e bares. Nessa oportunidade, Edson Mendes cogitou o festival acontecer em fevereiro de 2023.

Ao fim de 2023, mais de 5 milhões de reais já foram repassados a prefeitura e simplesmente todos os prazos quase esgotados .  Trabalhos totalmente atrasados atrasados.

Apenas 27 trabalhadores atuam na obra, que flagrantemente  caminha a passos lentos. As arquibancadas precisam de pelo menos 30 dias para serem utilizadas com segurança.
Dessa maneira, receber um quantitativo elevado de pessoas durante o festival, é inseguro.  Tecnicamente, se tudo fosse feito até o dia 10 de janeiro, o Piabodromo só estaria apto para utilização a partir de fevereiro de 2024.

Essa é mais uma obra que Edson Mendes promete entregar e não consegue atender os prazos que ele mesmo estabelece.  Como sempre Barcelos sai perdendo. Todos os recursos repassados são administrados pela secretaria de finanças do munícipio, pasta liderada por Sérgio Caldas, que inclusive é pré-candidato à prefeitura nas próximas eleições.

Apenas para efeito comparativo, a construção de uma Unidade Básica de Saúde – UBS porte 3 , custa em média R$ 1,4 milhão de reais, construída num prazo que varia entre 6 e 10 meses.

Segundo a previsão dos documentos dos repasses das verbas do Governo Federal, o Piabodromo deveria ter sido concluído e entregue pela Prefeitura de Barcelos até o mês de setembro de 2023. Há de se considerar que os repasses são efetuados desde 2022.

 

veja abaixo os contratos que comprovam os repasses do governo federal para utilização no Piabódromo.

EXTRATO DE CONTRATO Nº 9_2023 – EXTRATO DE CONTRATO Nº 9_2023 – DOU – Imprensa Nacional

 

EXTRATO DE CONTRATO Nº 25_2023 – EXTRATO DE CONTRATO Nº 25_2023 – DOU – Imprensa Nacional

 

PREFEITURA DE BARCELOS GASTA 82 MIL REAIS COM EMPRESA QUE ATUA COM ENGENHARIA E COMÉRCIO DE PÃES PARA PINTAR O PRÉDIO DA PREFEITURA

Prefeitura de Barcelos é que deve a Amazonas Energia pelo não pagamento das contas de luz

Home

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui