PALPITES: 2º Turno Manaus. A decisão é de David Almeida !

0
127

Apesar da percebida derrota na batalha do dia 06 de outubro, Wilson Lima mais uma vez pode ser o diferencial no encontro do dia 27 de outubro e na GUERRA em MANAUS.

Antes de qualquer analise, é preciso lembrar que em pelo menos 10 pesquisas de diferentes institutos, Roberto Cidade apresentou-se em exponencial crescimento, passando de comprovados 8% a 26%. Os institutos de pesquisa não caíram em descredibilidade, pois em nenhuma delas deixou de prever a vitória de David Almeida no 1º Turno.

A campanha de Roberto Cidade a exemplo de dos antigos monitores de televisão de CINESCÓPIO, IMPLODIU.  Um acidente de dentro pra fora, iniciado a 369 quilômetros da capital amazonense. Nesse caso, não foi a maçã que envenenou quem a mordeu, mas o inverso. A fruta de um dos galhos da frondosa árvore foi mordida e envenenada. Sem ser arrancada do galho transmitiu a peçonha até sua raiz e o resultado foi que, em duas semanas, muitos pontos percentuais NECROSARAM. Eles seriam fundamentais para O PROJETO, mas se foram assim que filmagens com vídeo e voz foram divulgadas e repassadas milhões de vezes nas redes sociais. Até mesmo quem não tem celular e nem computador em casa, assistiu diversas vezes pela tela de algum conhecido. Foi fatal.

Amon Mandel deveria ter ido pro SEGUNDÃO, mas patinou antes do inicio da corrida. Um comitê de campanha, que entende-se como um COLETIVO, ficou a mercê de uma prima amiga de infância que dava ordens em nome do “Garoto Prodígio“.  Um conhecido, que visitava o comitê diariamente passou a visitar semanalmente. No dia 06 de outubro esse agente já não ia ao comitê há 10 dias e isso faz muita diferença em uma reta final. Não foi suficiente o trabalho hercúleo de Paulo Castro, um Gênio da terra que nesse caso NÃO FEZ MILAGRE.  O desinteresse daquele personagem, teve um efeito cascata que enfraqueceu o Deputado Federal candidato e ele será obrigado a, pela primeira vez cumprir um mandato por inteiro.

Marcelo Ramos está com certeza entre os políticos partidários mais preparados no cenário atual. Com certeza baseada em estatísticas, é o Parlamentar Amazonense mais produtivo para o Amazonas atuando em Brasília em todos os tempos. Isso é muito significativo do ponto de vista técnico.  Já do ponto de vista político, muitos e muitos cidadãos não focaram, não focam e não focarão nisso. Mais importa o falar com mansidão do que com convicção. E talvez por isso a campanha nem decolou. Em diversas oportunidades, reuniões e mensagens de WhatsApp, fui questionado se eu saberia dizer o motivo de José Ricardo não ter sido o candidato do Presidente Lula em Manaus. Não sei e não saberei. Não questiono. Acompanho e respeito os dois, cabendo apenas a afirmação de que “O VIDEO DO LULA NÃO FOI SUFICIENTE”, mesmo com Marcelo tendo recebido 44% dos votos pra prefeito em 2016, quando Arthur Neto foi reeleito!  O PT precisa repensar em suas estratégias para voltar a ter peso na capital amazonense.

Wilker Barreto, apesar de ter grande conteúdo político e muito acervo técnico em sua atuação como Vereador e Deputado, não caiu, como mostram as urnas, nas graças do eleitorado. Talvez uma manobra radical na apresentação de sua atuação política, garanta uma mudança positiva em eleições vindouras. Wilker foi vice na chapa derrotada de Amazonino

2º TURNO
Com os desfecho da primeira batalha, é hora de novos movimentos.

David Almeida, se tivesse feito uma administração tão positiva quanto ele mesmo prega, teria no mínimo 51% no dia 06 de outubro. O que teve foi suficiente para mais um ROUND, dessa vez contra ALBERTO NETO, um azarão que em 2020 teve pouco menos de 8% dos votos no primeiro turno e quem, sem o Coronel Menezes para atrapalha-lo triplicou seus votos, por diversos motivos, incluindo seu cabo eleitoral Jair Bolsonaro.

Precisamos lembrar que aqui na teoria, para essa analise, contamos com a transferência total de votos, o que na prática não ocorre !

Alberto Neto ganha o apoio de todos os que não concordam com a Administração de David Almeida, ou seja, mais de 65% dos eleitores em Manaus, e que votaram em outros candidatos como Wilker Barreto, Amon Mandel, Roberto Cidade e Marcelo Ramos.  Isso ponta para uma vitória de virada do BOLSONARISMO CAPITANISTA em Manaus, caso David decida tentar decidir tudo sozinho, como vem fazendo ao longo dos últimos quatro anos. Alberto Neto não precisa e nem tem muita coisa a fazer, apenas observar o que ocorre nos bastidores, sem poder fazer muita coisa, pois ainda não possui algo que o permita barganhar nesse momento. Vai ter, mas não tem.

Precisamos lembrar que aqui na teoria, para essa analise, contamos com a transferência total de votos, o que na prática não ocorre !

David Almeida está acuado e com as declarações de Wilker Barreto e Amon Mandel, sentiu a corda esticar.  Resta ainda alguns poucos movimentos para David, um deles é recorrer a Wilson Lima, que se aceitar, vai esticar a corda no pescoço do vice Governador Tadeu Garcia.  Apoio em troca de uma renúncia, formal ou informal, o que garantiria seu mandato até os últimos dias de 2026, mesmo ele se descompatibilizando em 30 de Março ou 01 de abril. David com seus 32 % somaria teoricamente mais 17% , o que poderia fazer frente à empolgação da chapa de Alberto Neto, que até agora soma seus 24,94% aos 19,1% de Amon e 0,66% de Wilker Barreto, totalizando 44,7%.  Índice menor do que a configuração de David e Roberto Cidade que somaria teoricamente 49,17%.

Precisamos lembrar que aqui na teoria, para essa analise, contamos com a transferência total de votos, o que na prática não ocorre !

Nesse cenário, David Almeida com 49,17%  e Alberto Neto com 44,7%, os votos de Marcelo Ramos ganham importância fundamental. Mas como o ex-atleta de vôlei já declarou que não concorda com David Almeida e nunca se uniria ao Bolsonarismo, a tendência é que no segundo turno, a eleição em Manaus vai depender da Sandália da Humildade, que precisa ser calçada por David Almeida, que se o fizer, não deixa alternativa de composição para o Capitão.

Precisamos lembrar que aqui na teoria, para essa analise, contamos com a transferência total de votos, o que na prática não ocorre !

De qualquer maneira, cabe ao eleitor todas as decisões. Votos não são certeiramente transferíveis e os candidatos precisam conquistar a confiança dos eleitores, sejam eles os seus próprios votos ou os votos dos que passarão a compor as chapas.

Em qualquer quadro, alianças não são 100% aceitas e isso significa que há voto de protesto ou abstenção.

 

Nesse tabuleiro virtual de xadrez, é preciso levar em consideração a rejeição dos candidatos. Alberto Neto é rejeitado por seus motivos. David Almeida é rejeitado por seus muitos motivos. O Tempo passa e o jogo está sendo jogado !

Apesar da seca recorde do Rio Negro, muita água ainda vai passar por baixo da ponte Phelippe Daou. E quem não conseguir atravessar nem mesmo de balsa, será obrigado a embarcar no BALATAL.

O Editor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui