O Teatro em seus mais variados temas e linguagens

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Cênicas Estúdio Repertório

Este projeto foi contemplado no edital Conexões Culturais / Lei Aldir Blanc 2020, Prefeitura Municipal de Manaus, ManausCult.

 

Cênicas – Estúdio Repertório resgata peças da trajetória teatral da AACA – Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas – Arte&Fato, a cada obra um convidado “notável” da cidade nas “artes” falando sobre “teatro” em seus mais variados temas e linguagens.

É perceptível que as obras escolhidas foram feitas ou executadas para serem compartilhadas presencialmente nas salas de espetáculos-palco, as metodologias e processos são diferentes, mas, neste formato possibilita trocas, dialoga com o audiovisual e a dinâmica da edição e do estúdio à imagens já captadas de celebres encenações presenciais, mas, nesse formato ganha vigor de ESTÚDIO, por isso justifica sua nomenclatura conceitual, dialoga com edição, vídeo, videoarte e audiovisual; reorganiza os acervos de cada montagem, une a reflexão do fazer artístico para o momento que estamos enfrentando, é um projeto é valoriza a memória, finaliza, Douglas Rodrigues.

 

O projeto tem como convidados: Jorge bandeira do Amaral, Dori Carvalho e Rosa malagueta, divididos nas seguintes atuações em estúdio:

Capitulo 01:

Convidado, Rosa Malagueta (Estúdio)

Espetáculo: Flecha Borboleta. (Memória – Registro)

 

Espetáculo: Flecha Borboleta, (Palco – AM)

Era ele, o pai dos meus filhos. (Estúdio – AM)

Atriz convidada: Rosa Malagueta.

 

Épico da Floresta, inspirado no caso “haximu” único episódio onde os réus foram condenados por genocídio indígena, tem na trama as expedições cientificas nos aldeamentos do Amazonas, cuja finalidade era detectar se poderiam ser considerados “humanos”, a partir das coletas de “sangue” dos povos tradicionais. A história é construía sobre a reflexão do papel da mulher dentro dos aldeamentos e o fardo do patriarcado, uma mulher, personagem principal que renega a si por um aviador de “passagem” durante as expedições, renega a si, sua própria identidade. A convidada deste episódio é a atriz Rosa Malagueta, fazendo uma bela narrativa de um relato jornalístico, com título: Era ele, o pai do meu filho.

“Hoje no dia da mulher é um presente, não por valorizar o drama da narrativa, mas, por reconhecer a superação da personagem e das mulheres ao decorrer da história e sua contribuição as causas sindicais, trabalhistas e sociais”, finaliza a atriz Rosa Malagueta.

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Cênicas – Estúdio Repertório.

Capitulo 02:

Convidado, Jorge Bandeira do Amaral – O Teatro Performático de Jorge Bandeira – Artaud Nunca Esteve Aqui, (Estúdio / AM).

Espetáculo: A Estrada. (Memória / Registro – AM)

 

Espetáculo: A Estrada, de Douglas Rodrigues.

Baseado num dos episódios mais marcantes da região amazônica, a construção da BR 174 que liga Manaus à Boa Vista durante o Regime Militar no Brasil, exterminando quase por completo a aldeia Waimiri Atroari, Norte do Amazonas. O caso é conhecido mundialmente sob julgo: A expedição Calleri, os enviados de Deus.

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O Teatro Performático de Jorge Bandeira. (AM)

Dialogo ritual com a obra: A estrada.

Depois de conhecer os índios do México, Antonin Artaud elabora um tratado teatral baseado, visões de um teatro ritual, performático; Corpo e epiderme nus e entregues ao devir-transformação-mutação-morte-ressureição, e consequentemente: vida. O corpo tomado pelo rito, se transmuta de lobo e deve destruir gigantes, operacionalizando por tudo que é essencial, hoje, respirar quando nos falta oxigênio.

“Como o TEATRO e a PESTE é uma crise que se resolve pela morte ou pela cura, do ponto de vista humano, a atuação do teatro e da peste é benéfica, pois fazem os homens se enxergarem como são, fazendo caírem as máscaras”.

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Episódio 3

 Cênicas – Estúdio Repertório

Este projeto foi contemplado no edital Conexões Culturais / Lei Aldir Blanc 2020, Prefeitura Municipal de Manaus, ManausCult.

Capitulo 03:

Convidado, Dori Carvalho (Estúdio / AM).

Espetáculo: Bodas de Sangue. (Memória / Registro – AM)

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Espetáculo: Bodas de Sangue, Federico Garcia Lorca.

Inspiração:

Baseada em fatos reais ocorridos em Almería (Andaluzia – Espanha) em 1928, o enredo foi inspirado em um crime. Montes Cañada foi assassinado em circunstâncias misteriosas, quando fugia com sua prima no dia do seu casamento. Alguns dias depois descobriram que o irmão do noivo foi o assassino. A história criada por Lorca começa quando o noivo decide pedir sua noiva em casamento, no dia da cerimônia foge com um antigo amor que morava a quatro horas de distância um do outro, desencadeando em fugas e perseguições pelo deserto espanhol até seu desfecho trágico.

Dori Carvalho, A captura e a Morte. (Estúdio/AM.)

De novo, novamente, outra vez, “terríveis 5 horas – Brasil”.

A Captura e a Morte, “Pranto por Ignacio Sánchez Mejías” de 1935, homenagem a Mejías, Toureiro Espanhol.

Quando Lorca escreveu “La Cogida Y la Muerte” dedicou exclusivamente a um dos mais famosos toureiros espanhóis, morto em 1934 em decorrência de uma chifrada de touro. Lorca, o grande poeta não imaginaria que a escrita seria cultuada como hino após sua própria morte. Assassinado em 1936 pelas milícias fascistas de Francisco Franco, Lorca é o mártir da liberdade na Espanha, o franquismo passou.

Quando a imprudência, o totalitarismo, a intolerância e as ditaduras se renovam, é tempo de reacender as chamas libertárias do Poeta. Dori Carvalho, poeta nosso, faz da escrita um momento necessário para nossos dias, “ah que terríveis cinco horas”. Vai passar, Guernica é obra de Pablo Picasso, não geografia para seres humanos.

Viva a liberdade na voz do poeta Dori Carvalho. “A poesia sobreviveu tornou-se mais perigosa que um revólver”.

Diante desta frase, calaram o maior poeta Espanhol depois de Cervantes, mas ele revive sempre. Hoje com nosso poeta.

Edição: Wylliams Ferry.

Produção: Rosa Malagueta e Bitta Catão

Estúdio: Rota 55

Direção Geral: Douglas Rodrigues.

Ator convidado: Dori Carvalho

Imagens: Rogério Campos.

As obras, estão sendo veiculadas por mídias virtuais, mediante a impossibilidade de atividades artísticas em espaços culturais, diante aos inúmeros protocolos de “distanciamento social”, por outro lado, o projeto tem apoio da Lei Aldir Blanc, de extrema necessidade aos artífices culturais, parados desde março/2020 com suas atividades interrompidas. Finaliza Douglas Rodrigues o idealizador do projeto Cênicas Estúdio Repertório.

O material virtual pode ser conferido pela página:

AACA – Arte&Fato, no Youtube, ou pelo link:

https://www.youtube.com/channel/UCNx8EwhDjvP2UXLejHxc3gg

Maiores informações, 992915578

 

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