Moraes inclui Elon Musk como investigado no inquérito das milícias digitais

0
234

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), incluiu o bilionário Elon Musk, dono da rede social X (ex-Twitter), entre os investigados no inquérito das milícias digitais, do qual é relator. A decisão tomada neste domingo (7) é uma reação ao fato de o empresário ter ameaçado não cumprir mais decisões judiciais do Brasil e atacar o Judiciário.

Na decisão, Moraes ainda determina que o X e qualquer um de seus representantes se abstenham de desobedecer qualquer ordem judicial já existente e de reativar perfis bloqueados por determinação do STF ou do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob pena de multa diária de R$ 100 mil por cada perfil reativado.

O ministro também determinou a abertura de um novo inquérito para investigar se a rede social de Musk cometeu atos que tenham relação com outras investigações sob sua relatoria, como a do 8 de janeiro.

A decisão de Moraes é uma reação à ofensiva promovida por Musk contra o sistema judicial brasileiro. Desde o sábado (6), Musk vem fazendo sucessivos ataques às decisões do STF e afirmando, entre outras coisas, que a liberdade de expressão no Brasil está ameaçada. Ele ainda afirmou que irá deixar de cumprir decisões do STF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui