Na última vez que conversamos, levei meu primo Euraney ao SÍTIO do Professor Manoel Rodrigues, para que ele conhecesse a arquitetura calma e serena de um homem , dentro da selva. Um local que só de nos aproximarmos, nos sentíamos seguros. O sítio já havia passado de sonho para realidade na vida dele, do tio Manoel.
“Eu invisto nisso para que os mais novos tenham um lugar para ir com as famílias. Eu quando mais novo, só entrava no mato pra trabalhar ”, afirmou antes de sua característica gargalhada.
Todos os sobrinhos , homens e mulheres, são apaixonados por ele. Cada um por um motivo. Inevitável para qualquer um ! Apaixonar-se por ele sempre foi o normal !
Sem saber, Manoel Rodrigues projetou seu caráter naquele local. Filho dedicado, irmão bonito, tio seguro, cunhado confortável, professor ameno, amigo convidativo, patrão cuidadoso, esposo fiel… A construção e reforma constantes significam a dinâmica da vida dele, sem nunca se afastar do bom exemplo.
Historicamente, nasceu em Tefé para o mundo. Depois de ter superado todas as adversidades e vencido na vida, levou ao pé da letra o juramento que fez no altar e com amor retribuiu os cuidados, até quando pôde, àquela que caminhou ao seu lado nos dias duros de conquistas, Conceição. E reservou ao filho e neto, um pouco do muito que quando jovem não teve.
Aos irmãos e irmãs sempre reservou os conselhos, os ensinamentos, as soluções, os direcionamentos. Aos sobrinhos, “o caminho a seguir”. A quem estava perto, a eloquência das palavras bem colocadas, o aperto de mão e o olhar penetrante. Aos de longe, a postura exemplar de um comandante de muitos navios , herdados junto com o próprio nome.
E é assim que milhares de ex-alunos o conheceram e vão lembrar dele. Firme, Forte, Bonito e Cheiroso !
E ainda teve tempo para conquistar o ZÉ, a SOCORRO e tantos outros que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Mais um exemplo.
Manoel Rodrigues Filho. Missão cumprida comandante. Daqui, 15.02.2021, em diante, seguimos nós até o dia do reencontro !
Sua Benção. Siga em paz.