Início MANAUS SOCIEDADE Mãe atípica, Joana Darc destaca trabalho em favor das mães de Pessoas...

Mãe atípica, Joana Darc destaca trabalho em favor das mães de Pessoas com Deficiência no AM

0

Mãe do pequeno Joaquim, 2 anos, a parlamentar reafirma seu compromisso com a causa materna

No Dia das Mães, a deputada Joana Darc (UB) defende a aprovação de vários Projetos de Lei (PL) para a causa materna, principalmente aqueles que resguardam as mães de Pessoas com Deficiência (PcD).

A parlamentar destaca o PL nº 386/2023, que institui a Semana Estadual da Mãe Atípica, no estado do Amazonas, pretendendo incentivar a promoção de políticas públicas de proteção às mães atípicas.

Joana Darc é mãe do pequeno Joaquim, de 2 anos, uma criança com Síndrome de Down. Mas desde antes da gestação, a parlamentar percebeu a necessidade de dar atenção extra para as mães atípicas, que em sua maioria são mães solteiras, que precisam sustentar inteiramente a família.

“Quando se trata da maternidade atípica, há escassez de políticas públicas que possam beneficiar esse grupo de mulheres. Quando nos referimos a esse tema, temos tendência a ‘romantizar-lá’, transformando-as em uma guerreira, que luta incansavelmente por seu filho, desconsiderando o desgaste físico e mental vivenciado diariamente por essas mães”, destaca Joana.

A ‘Semana da Mãe Atípica’ visa promover eventos e discussões em uma semana dedicada a dar voz à essas mães, que muitas vezes são as porta-vozes de seus filhos. E principalmente, entender e debater sobre o chamado “luto materno”, possibilitando debates, participação ativa e participação política para a construção de uma rede de apoio.

Buscando por direitos na Aleam

Com o nascimento de Joaquim Darc, durante o seu primeiro mandato, Joana se tornou a primeira mulher a usufruir do direito de licença-maternidade na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), após ela propor a necessidade de mudar o Regimento Interno da Casa, que não contemplava tal direito para as mães, por se tratar de um ambiente majoritariamente masculino há décadas.

Teste da Mãezinha

Joana ainda é autora do PL nº 16/2022, que garante às gestantes o direito de realizar gratuitamente o Teste da Mãezinha, nas unidades públicas de saúde do Estado. O exame laboratorial de sangue impregnado em papel-filtro, que pode diagnosticar precocemente as doenças hemoglobinopatias, como a anemia falciforme, que é hereditária (passa de mãe a bebê), e a Talassemia Major, o estágio mais grave da anemia.

“Essa propositura, se aprovada, vai amparar qualquer gestante, durante seu pré-natal, a realizar gratuitamente o teste. São sintomas leves e graves, que precisam de acompanhamento médico para a saúde da mãe e da criança. Nosso mandato se preocupa em cuidar da maternidade antes, durante e após o parto”, detalhou a parlamentar.

Amamentar é vida

Joana Darc também é autora do Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 75/2021 que institui o selo ‘Mãe Canguru’, dentro da Aleam, para toda mãe que participa ativamente da Campanha de Doação de Leite Humano, comemorado anualmente no dia 19 de maio. A parlamentar lembrou que homenagear essas mães é uma forma solene para quem faz um trabalho de doação silencioso e que ajuda a salvar muitas vidas.

“Amamentar é vida, e o leite é a primeira alimentação humana das crianças, após o nascimento, e é fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico”, pontuou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile