O vereador Luis Mitoso (PTB) protocolou na Câmara Municipal os indicativos 933 e 934 aos executivos municipal e estadual, respectivamente, para a criação de um zoológico na cidade de Manaus, em regime de Parceria Público – Privada (PPP).
“Podemos seguir o exemplo de São Paulo, onde o zoológico é administrado pela inciativa privada. Essa indicação leva em conta os aspectos culturais e educacionais do
contato mais próximo entre pessoas e animais”, ressaltou o parlamentar.
Luis Mitoso esclarece que o zoológico também poderá ser destinado a receber animais silvestres resgatados pelos órgãos ambientais e que, comprovadamente, não têm mais capacidade para retomar ao ambiente natural.
“A nossa cidade está no meio de uma biodiversidade riquíssima, de uma fauna e flora esplendidas. Mais do que justo fazermos um zoológico para a nossa população. Hoje a tendência é evitar o confinamento de animais, que é uma prática do passado. Não é essa a finalidade da minha indicação. Com a criação do zoológico municipal teremos
uma possibilidade de receber também aqueles animais silvestres que sofreram ou sofrerão algum mal e que não têm mais nenhuma condição de voltar ao seu habitat, como encontramos hora e outra preguiça, cobra etc nas ruas da nossa cidade”, ilustrou Mitoso.
A criação de um zoológico municipal, que poderia ser criado no futuro Parque Encontro das Águas, no Mauzinho, zona leste, que o prefeito David Almeida pretende construir, estabeleceria novas possibilidades de fomento do turismo em nossa cidade, bem como de reforço e ampliação das bases da educação ambiental no âmbito escolar e da população em geral.
Texto: Adeilson Albuquerque – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM