IDAM Manacapuru inaugura auditório, que vai permitir maior avanço no Setor Primário

0
350

A unidade local (UnLoc) de Manacapuru (MPU), agora tem um auditório próprio.  A inauguração foi feita na quinta-feira, 12.05,  com a presença do Diretor-Presidente do  Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM e do Diretor Tecnico Radson  Alves entre outros convidados. O espaço, batisado Sebastião Gomes Loureiro, em homenagem a um ex-funcionário, garante ao Setor Primário manacapuruense, a aplicação de cursos e capacitações, sem custos extras de locação e também a possibilidade de maior interação dos entes ligados à agricultura, como bancos, agencias de financiamento e empresas de pesquisa.

O novo auditório foi uma adequação feita no prédio do IDAM, atendendo a uma demanda recorrente de local apropriado para realização de cursos, treinamentos, ações de cadastramento e licenciamento entre outras. É um investimento feito pelo IDAM central que  enriquece o trabalho dos técnicos extensionistas do instituto, facilitando o ensino teórico dos produtores rurais.  “Esse espaço é muito importante do ponto de vista da capacitação dos agricultores, dos pescadores, para o cooperativismo, planejamento do setor primário de Manacapuru, um município estratégico  e de grande produção  rural.  Esse espaço vem somar para que possamos garantir os avanços necessários em todos os setores da agricultura, como determinou o governador Wilson Lima”, destaca Tomás Sanches, diretor presidente do IDAM.

Para o diretor Técnico do IDAM, Radson Alves, tanto os produtores rurais quanto os técnicos precisam constantemente de atualizações. “A partir de agora, nesse ambiente melhorado, poderemos capacitar nossos técnicos, atualiza-los quanto às legislações e novas tecnologias de cultivo. O nosso auditório é um investimento otimizado para melhorarmos os resultados do setor primário de Manacapuru, que já é forte e pode ser mais forte ainda”, garante Radson.

De acordo com Amarildo Gama, Gerente da UnLoc MPU o conhecimento muitas vezes não é transmitido por falta de um ambiente adequado, que possibilite isso aos trabalhadores da agricultura familiar e da pesca. “ Muitos deles deixam de usufruir das políticas públicas por falta de conhecimento sobre o que é preciso, como acessar, como gerir o negócio familiar, como participar do cooperativismo. Então nesse espaço poderemos recebê-los em tempo integral para ensiná-los em como melhorar a produção e consequentemente a qualidade de vida deles”, enfatiza Amarildo.

Além  do Diretor-Presidente do IDAM, Tomás Sanches e do Diretor  Técnico Radson Alves, participaram da cerimônia os funcionários da unidade local, representantes de associações agrícolas, cooperativas de agricultores , empresários locais e do vereador  Wanderley Barroso, de Manacapuru. “Eu estou vereador, mas sou do setor primário e sei o quanto um espaço como esse será útil para o aprendizado e capacitação deles. Conhecimento é poder. Poder ter acesso a todos os recursos, poder fazer o melhor, poder viver no campo, poder ter uma vida digna. Parabéns e obrigado ao Governo do Estado através do IDAM”, finaliza Wanderley.

Sebastião Gomes Loureiro, nome do novo auditório do IDAM, foi piloto fluvial por mais de 30 anos , servindo ao IDAM de Manacapuru e diversos municípios da região. Ele foi representando na cerimônia pela esposa , senhora Luzineide de Castro da Silva

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui