O valor foi disponibilizado pela Afeam, que atendeu aos projetos de crédito rural elaborados pelo instituto na Expopin
Durante a 37ª Exposição Agropecuária de Parintins (a 369 quilômetros da capital) (Expopin), os produtores rurais parintinenses acessaram R$ 317 mil em crédito rural. O ‘sinal verde’ para a liberação do recurso foi dado durante ação realizada pelo Instituto Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), responsáveis pela elaboração de projetos de crédito e concessão do valor, respectivamente.
O valor foi destinado a 17 projetos, sendo 13 voltados à pesca artesanal e quatro à agricultura familiar. O recurso será direcionado à aquisição de insumos e implementos, além do custeio de atividades relacionadas às atividades exercidas pelos trabalhadores rurais, é de R$ 317.580,54.
Ainda no que diz respeito ao atendimento prestado pelo Idam, a técnica da unidade local (UnLoc) do instituto, Adria Helena Xavier, detalhou que, durante o evento, foi feito atendimento acerca do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Cadastro Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Cadastro do Produtor Rural (CPP). “Inclusive, durante o evento, foram entregues 78 CPP’s aos trabalhadores rurais”, disse.
A capacitação também esteve em alta na Expopin deste ano. O Idam esteve à frente de duas palestras realizadas durante o evento, nas quais foram abordadas as temáticas ‘Boas práticas de pastagem’ e ‘Melhoramento genético bovino e bubalino para pequenas propriedades rurais’, que atraíram mais de 200 produtores rurais.
Expopin
Realizado no Parque de Exposições Luiz Lourenço de Souza, o evento foi promovido pela Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP), com o apoio do Governo do Amazonas e da Prefeitura Parintins. A feira tem como objetivo movimentar a economia do município e valorizar o setor primário da região.
A 37ª Expopin contou com exposições de animais e equipamentos agrícolas, acesso à crédito rural, gastronomia regional, concursos leiteiros, queijo artesanal, doce de leite e farinha, shows musicais, rodeio, prova de laço, entre outras ações.
Fotos: Divulgação/Idam