Geralmente as pessoas tem gratidão pela vida, por um livramento, por uma promoção, por uma conquista, enfim, por grandes feitos que fazem a diferença em determinados momentos da sua trajetória, e assim, acabam esquecendo de agradecer as pequenas ações diárias, aquelas que nos acompanham desde o momento em que começamos a interagir de forma consciente com todos que estão a nossa volta, pessoas que de alguma forma cruzaram e cruzam o nosso caminho. Esquecem de agradecer aqueles pequenos detalhes que fazem toda a diferença, que vão nos moldando e criando um quebra-cabeça de interações que resultam em um dia com um pouco de harmonia, paz de espírito e sensações boas que nos fazem tão bem que nem precisam de explicações. Esquecem de agradecer justamente porque são ações simples, entendem que não precisam ser gratos porque fazem parte da rotina, por isso, muitas vezes passam despercebidas, são engolidas pelo estresse do dia a dia, uma ação gentil e normal, sem grande significado ou uma ação que faz parte da descrição do trabalho de alguém, que é remunerado e tanto faz agradecer ou não.
Porém, um simples muito obrigado faz toda a diferença para quem está cansado, para quem não consegue resolver o seu problema, para quem, mesmo tendo dias difíceis, insiste em fazer o seu melhor, com educação e boa vontade, cantarolando, assobiando ou sorrindo. Faz mais diferença ainda, para quem pensa em desistir, fitando um vazio de esperança no tempo que insiste em não passar, para quem esconde as suas lágrimas e nem sempre demonstra no semblante, a falta de ternura e afeto.
Muitas pessoas não tem a percepção da importância de um muito obrigado, não vislumbram o seu poder de melhorar o dia de quem recebe e transformar a energia de quem agradece, se tivessem, seriam mais gratas todos os dias e a vida seria um pouco melhor para muita gente.
Não se engane, é verdade, fique atento e observe, as pessoas esquecem! Outras vezes não esquecem, mesmo assim não agradecem, porque nem sempre o mundo é como queríamos que fosse, também é verdade que nunca vai ser, então nos fechamos e sem perceber descontamos nos outros o nosso mau humor, resultado de algo que não deu certo e provavelmente tem solução, mas preferimos demonstrar força sendo indelicado, deixamos por um instante de sorrir, de desejar um bom dia, de dar a passagem para um veículo enquanto dirigimos, não respondemos com carinho uma pergunta de alguém que amamos, não cedemos o lugar no ônibus, vemos algum conhecido que ficaria feliz em nos encontrar e desviamos o caminho, não respondemos aquela mensagem que você não gostaria que ficasse sem resposta, não telefonamos para quem sente a nossa falta e acabamos não dizendo “eu te amo” para quem amamos, dando a impressão que a chama ardente do amor está fraca, enfim, deixamos de fazer tantas pequenas gentilezas que nos fariam tão bem!
O mundo é complicado porque complicamos, não exercitamos a gratidão como deveríamos! Queremos que todos reconheçam o nosso valor, ficamos deprimidos quando isso não acontece, mas não reconhecemos o valor de tantas pessoas que passam todos os dias por nossa vida. Você lembra quantas vezes você agradeceu hoje? Quantas das que você agradeceu você olhou nos olhos?
Quantas pessoas boas passaram pela nossa vida e não tivemos a chance de agradecer o suficiente? Quantos anjos da guarda nos salvaram em momentos improváveis? Quantas pessoas você conseguiu ajudar? Não devemos subestimar e nem superestimar ninguém, temos que ter toda cautela possível nos dias de hoje, mas acima de tudo, temos que ser justos, tratando todos com o devido respeito independente de situação e posição, pois a vida promove encontros improváveis e os bons serão sempre a maioria. Como tratamos as pessoas diz muito sobre quem realmente somos.
Em vez de agradecer, vemos muita gente reclamando do que tem, lamentando do que não tem e não importa o quanto você tenha ou não, sempre vai ter alguém que tem mais e alguém que tem menos! Então vamos parar de reclamar e agradecer, valorizar a nossa saúde e se não estivermos bem, valorizar quem está ao nosso lado, vamos valorizar os nossos pais, amigos, o amor que encontramos e a família que construímos, valorize agradecendo o que você conquistou e respeite e valorize a luta de cada pessoa que trava o bom combate em busca de uma vida melhor.
Aquele porteiro, o garoto do delivery, a recepcionista do consultório, a senhora que passa fazendo a limpeza, o garçom, a caixa do supermercado, a professora do seu filho, o “brother” da cantina, a vendedora da loja e até aquele que te liga na hora que você nem imaginava, para lhe contar uma boa notícia, uma oferta, um investimento. Todos estão trabalhando, prestando um serviço, fazendo o que podem e o que devem para que suas vidas sejam melhores, seja gentil, todos estão em busca de uma condição melhor para si e para os seus! Não trate melhor o dono da loja do que o empregado, o mundo com respeito se completa, todos tem um papel importante e muitos, além desse papel a cumprir, lhe brindam com o algo mais, que pode ser uma palavra de incentivo, um sorriso e votos de um bom dia. Deus é bom o tempo todo, não importa a sua religião, você tem que ter fé e transformar a sua vida através das suas boas ações.
Não devemos deixar que as adversidades das batalhas que travamos, nos façam perder a essência do melhor que temos, seja grato sempre! Obrigado pai, obrigado meu filho, valeu meu amigo, obrigado meu irmão, obrigado meu amor! Tenha um bom dia, uma boa noite! Que alegria te reencontrar, volte sempre! Muito obrigado pelos seus serviços, pela sua ajuda, muito obrigado por me ouvir, muito obrigado pelos seus conselhos! O atendimento aqui é ótimo, o lugar aqui é encantador, esse churrasquinho é saboroso, muito obrigado vizinho por segurar a porta do elevador, muito obrigado pela canção ao violão, muito obrigado pela informação, por me ensinar, por me fazer ver, por me inspirar, muito obrigado meu Deus, muito obrigado por tudo!
Para quem exercita a gratidão não existem pessoas invisíveis, todos têm a sua importância, o seu valor e merecem a nossa admiração! Nesse mundo de tantas desigualdades, os bons são a maioria, eles estão diante dos nossos olhos todos os dias, por isso temos que ser gratos e alimentar a esperança com gratidão, com gentileza, com respeito, fazendo parte da corrente que pesa a balança da vida, a favor do bem comum!
O mundo melhor que sonhamos, também começa com a gratidão! Exercite, vai fazer bem ao coração!
*Wanderley Freitas é bacharel em turismo, é corretor de imóveis e é compositor da Escola de Samba Reino Unido da Libertade.