Em Barreirinha, agricultores rurais indígenas recebem DAP e Carteira de Produtor Primário

0
314

O prefeito de Barreirinha em exercício, Ridson Barbosa, participou na manhã desta quinta-feira (17) da entrega de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Carteira do Produtor Primário aos produtores rurais de 21 aldeias Sateré-Mawé. Durante oito dias, uma equipe técnica composta por profissionais da Secretaria de Produção e Abastecimento (Sempa), Secretaria de Educação (Semed), Departamento de Assistência ao Índio (DAI), em parceria com a unidade local do Idam, realizou uma busca para regularizar o cadastro de agricultores rurais para se tornarem aptos a participarem de Chamadas Públicas.

De acordo com Ridson Barbosa, apenas nesta manhã, 53 agricultores assinaram a DAP, um número bastante expressivo. “É uma felicidade muito grande saber que agora esses produtores vão poder participar de Chamadas Públicas, vender seus produtos e ainda ajudar a melhorar a qualidade dos alimentos ofertados as nossas crianças por meio da merenda escolar. Após o evento de hoje, tenho certeza que muitos outros produtores ainda vão se cadastrar, pois terra é o que não falta na Área Indígena para se trabalhar”, enfatiza.

O gerente local do Idam, Rafael Koide, afirma que as metas foram batidas. “Nossa intenção era atingir cerca de 40 famílias, mas conseguimos ultrapassar esse número. Os documentos entregues permitem que os produtores e agricultores familiares obtenham isenção de impostos e descontos na aquisição de insumos e maquinários. Agora todos estão aptos ao credenciamento da merenda regionalizada municipal e créditos junto as agências de fomento”, explica.

O produtor rural Sebastião Oliveira foi um dos agricultores que recebeu a DAP e a Carteira de Produtor, e pretende fornecer seus produtos para as escolas. “O mais importante de tudo isso é que vamos manter nossos filhos na escola, com a certeza de que estão recebendo uma alimentação saudável, pois são produzidas e fornecidas por nós mesmos, e ainda vamos receber por isso, melhorando a nossa renda”, conclui.

Siga a página da Prefeitura de Barreirinha no Facebook ⬇️

https://www.facebook.com/PrefeituradeBarreirinha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui