Em sua 3ª temporada, Super Libris, do SescTV, traz entrevistas com personalidades, como Sérgio Vaz, Maurício de Souza e Dráuzio Varella
Em homenagem ao Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro (domingo), o SescTV destaca a terceira temporada de Super Libris, série dirigida por José Roberto Torero. Ao longo de 21 episódios, a produção mergulha no universo literário explorando os caminhos da criação de um livro, técnicas e estilos literários, críticas, influências e referências de escritores novos e consagrados. Disponível sob demanda pelo sesctv.org.br/superlibris.
Dados ressaltam a necessidade de promover a cultura literária e incentivar o hábito da leitura entre as gerações mais jovens e a população em geral. Segundo o Instituto Pró Livro, a proporção de leitores no Brasil diminuiu. Se em 2015, 56% dos brasileiros tinham o hábito da leitura, em 2019 esse número caiu para 52%. Em média, um brasileiro lê cinco livros por ano, sendo que aproximadamente 2,4 são lidos parcialmente e 2,5 por completo.
Nesse contexto, Super Libris se propõe a expandir horizontes a partir de temas como os saraus literários em comunidades, a expressão artística por meio do “Slam – Duelo de versos”, e as nuances de romances e desromances. A produção também levanta discussões, como a presença dos negros na literatura brasileira, a intersecção entre literatura e gênero, as controvérsias do politicamente correto na literatura infantil, e a ascensão dos quadrinhos como forma de arte não restrita ao público infantil. São explorados, ainda, a literatura enquanto missão e a escrita como terapia. Participam por meio de entrevistas autores brasileiros e profissionais da área, entre eles, Maurício de Souza, Sérgio Vaz, Roberta Estrela D’alva, Arnaldo Antunes e Dráuzio Varella.
Os episódios trazem, respectivamente, os seguintes títulos: Saraus literários – a classe operária vem ao paraíso e a poesia vem de Paraisópolis; Slam – Duelo de versos; Livros que não são livros; Impróprio para menores; Romances e desromances; O novo velho cordel; A literatura juvenil está ficando adulta; O politicamente correto na Literatura Infantil; Literatura, gênero e transgênero; Quadrinho não é coisa (só) para crianças; Por que as crianças gostam de sentir medo?; Poesia, essa inútil essencial; Onde estão os negros na literatura brasileira; Literatura e Espiritualidade; Distopia – O futuro do presente passado a limpo; As autobiografias também mentem; A Vida, a Morte e Médicos Escritores; A Personagem Feminina na Literatura Contemporânea; A Literatura como missão; A escrita como terapia.
Sobre o diretor de Super Libris:
José Roberto Torero nasceu em Santos, em 1963, cursou Letras (português e espanhol), Jornalismo e Cinema na USP, publicou 60 livros, é autor de roteiros de longa-metragem e programas de TV. Trabalhou como roteirista em vários projetos, entre eles, Memórias Póstumas, Pelé Eterno, O Contador de Histórias e Pequeno Dicionário Amoroso.
Serviço:
Super Libris – Terceira temporada
Diretor: José Roberto Torero
Para assistir à série completa sob demanda: sesctv.org.br/superlibris
Sobre o SescTV:
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
Para sintonizar o SescTV:
Consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/noar
Siga o SescTV no twitter: @sesctv
E no Facebook: facebook.com/sesctv
No Instagram: @sesctv